Como reagir à fadiga?

Talvez a fadiga seja um dilema vivenciado por muitos bikers iniciantes e até mesmo intermediários. Você realmente sabe como lidar com elas?

 

Trabalhar corretamente o foco

 

A principal ideia é trabalhar o foco de maneira correta. Basicamente, a maior parte do trabalho é mental.

Se você parar para descansar e voltar, seu desempenho certamente decairá e a tendência a fadigar de novo aumentará.

O segredo é você diminuir o ritmo rapidamente, de maneira que o pedal fique mais leve e confortável.

Não tente “forçar só mais um pouquinho“. Isso certamente trará péssimos resultados a você.

É fortemente recomendável que você se hidrate durante o processo.

Existem estudos que mostram que se você fizer apenas um bochecho com carboidratos, seus índices e sintomas de fadigas tendem a melhorar.

 

A parte psicológica

 

Se você entra em uma prova preocupado com o que está acontecendo na sua casa, no seu trabalho, na sua família ou afins, sua mente fará com que seu corpo perca o foco (e principalmente o “tesão”) da prova.

A fadiga mental é a pior que existe. Ela consegue desorientar todo o seu corpo, fazendo com que você fique prejudicado antes, durante e depois da prova.

Não há coisa pior do que já entrar derrotado na prova. Você começa a reparar em tudo, a observar tudo, sempre com pontos de vista negativos.

Você já se sentiu assim?

Uma maneira de combater esse mal é você “se preencher” de coisas saudáveis e positivas. Mountain Bike é mente e corpo em plena sintonia com a bike.

Muitos atletas buscam melhorar o desempenho, capacidades motoras e resistência física, porém se esquecem da parte mais importante: a mente!

Dê o melhor de si, física e mentalmente!

 

Por: Equipe SMTB