Pedal de encaixe: Mitos e verdades

Pedal de encaixe: Mitos e verdades

Muita gente está começando a pedalar em busca de aperfeiçoamento e de produtos que ajudem a melhorar a pedalada. Apesar de conhecido pela maioria dos bikers e de ser usado amplamente no Mountain Bike, usar o pedal de encaixe ainda é um desafio para muitos ciclistas. Lá na década de 90, eu, Christian Drumond, iniciei no ciclismo de estrada com os pés presos pela “pedaleira” ou firma-pé, um suporte que fixava o tênis e depois a sapatilha no pedal da bike, que era literalmente amarrado Continue lendo

A alimentação no período de transição

A alimentação no período de transição

O que fazer em relação à alimentação no período de transição? Quando os atletas de Mountain Bike entram no período de transição, muita coisa muda, principalmente o gasto calórico dos treinos e os tipos de treino! Com isso, o nutricionista tem que ficar atento nessas alterações, pois interfere diretamente na composição corporal, caso esses cuidados não sejam levados em conta. Aquele atleta que alcançou o percentual de gordura desejado ao longo do ano, não pode se descuidar nesse período, pois um aumento de peso corporal Continue lendo

Melhorando o pedal fora da bike

Melhorando o pedal fora da bike

Durante todo o período de treinamento, atletas de MTB precisam trabalhar aspectos importantes para melhorar seu pedal, mas muitos acreditam que devem treinar somente em cima da bicicleta ou fazer exercícios fora da bike somente no período de base. Muitos ciclistas estão passando dificuldades nos treinos e competições com dores, limitando realizar seu treino de forma consistente ou desempenhar o seu melhor em uma prova de Mountain Bike. A prioridade, em termos de treinamento de força, na minha concepção atual, não é força, potência ou Continue lendo

O melhor exercício para evitar lombalgia

O melhor exercício para evitar lombalgia

Lombalgia é a famosa dor nas costas que os bikers ou praticantes do esporte sentem quando estão pedalando. Quando você senta na bike e começa a pedalar, é necessário que se equilibre na bicicleta, e isso parece ser óbvio mas, o que você não imagina é a quantidade de músculos e detalhes que existe neste simples movimento.   Todo biker precisa usar muito a musculatura do famoso core, que é o músculo que funciona com a frente do abdômen, o dorso, a lateral, diafragma, assoalho Continue lendo

Alongamento x Flexibilidade

Alongamento x Flexibilidade

Muito já se discutiu sobre a importância, os riscos e benefícios do alongamento no esporte. Contudo, pouco se fala sobre a diferença entre alongamento, flexibilidade e como aplicar, da maneira mais prática, na sua vida esportiva, sem aprofundar na ciência e confundir a sua cabeça. Alongamentos são exercícios musculares que tem como objetivo principal relaxar os músculos, alinhar as fibras musculares e facilitar a recuperação quando alongamos após a execução de atividades físicas. O alongamento aumenta e facilita drenagem de líquidos que se acumulam no Continue lendo

Qual upgrade vale a pena fazer na sua bike?

Qual upgrade vale a pena fazer na sua bike?

Saiba como avaliar e identificar quais são as peças que precisam ser trocadas na sua bicicleta Todo ano você acompanha os lançamentos das marcas de bicicletas e fica imaginando em trocar de bike? Com a chegada da SeMexe, a plataforma online onde os apaixonados da bike podem comprar e vender com segurança, essas possibilidades de negócios aumentaram e talvez você nem precise de uma bike 0km para ser feliz. “Uma bike “semi-nova” ou um “upgrade” adequado, sem dúvida, podem fazer sua cabeça, ou melhor, melhorar sua pedalada” Continue lendo

Como a nutrição pode impactar seu desempenho?

Como a nutrição pode impactar seu desempenho?

Por que procurar um nutricionista esportivo? Quando os atletas de Mountain Bike procuram um profissional de nutrição, a maioria quer aumentar o desempenho e melhorar a composição corporal. E para esses objetivos, é necessário que este nutricionista conheça o esporte, a rotina de treinos, o estilo de vida do atleta, condições financeiras e suas preferências alimentares. Todas essas informações são fundamentais para que o plano alimentar “se encaixe” na vida do atleta e que o sucesso seja alcançado! É importante o atleta ter a consciência Continue lendo

Treinamento de base

Treinamento de base

Base é o período onde o atleta foca, pelo menos durante oito semanas, em treinamento aeróbico. Hoje, podemos ver que a cada dia os atletas fazem períodos de base mais curtos, inserindo os treinos intervalados. O que realmente vale a pena falar sobre isso é que, o mais importante para seu treinamento de base é focar no seu desenvolvimento aeróbico, cardiovascular e mitocondrial (mitocôndria é como se fosse um “carburador” que queima o oxigênio). VOCÊ SABE O QUE FAZ SEU MÚSCULO FUNCIONAR BEM? Para que Continue lendo

Emagrecer ou reduzir o peso da bike?

Emagrecer ou reduzir o peso da bike?

Várias vezes, os ciclistas buscam por uma bike mais leve, principalmente iniciantes, para melhorar o desempenho. Mas será esta a única solução? Com o aumento do número de praticantes de MTB, o mercado das bicicletas também está em ascensão. E não diferente, a procura por uma melhora da performance tem atraído, e muito, tanto os ciclistas recreacionais quanto os amadores e profissionais. Entretanto, essa melhora não tem sido uma comparação individual, mas entre amigos e até mesmo entre os atletas profissionais. Quem nunca analisou um Continue lendo

Brasil Ride: Entenda os reais motivos para você ir ao paraíso do biker

Brasil Ride: Entenda os reais motivos para você ir ao paraíso do biker

Fazer o Brasil Ride é o sonho de todo apaixonado por Mountain Bike. Pelo menos, na minha cabeça (apaixonada) sempre foi assim. Desde a primeira edição do Ride, em 2010, acompanho “a fio” a prova. Estar lá dentro, este ano, foi fantástico por vários motivos, mas o principal de todos é poder falar sobre o que eu vivi lá. Falar de expectativas, de preparação e de teorias, é beeem diferente de atestar os fatos. Testar… e viver as experiências são fundamentos para escrever o meu Continue lendo