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18 de maio de 2018

Segredos do Mountain Bike

Cãibras: 4 principais causas e formas de evitá-las.
Cãibras são espasmos ou contrações involuntárias dos músculos. Normalmente são muito dolorosas e causam desconfortos. Essa contração pode durar alguns segundos ou até minutos. A maioria dos atletas de MTB reclamam de cãibras, e estas normalmente atingem um ou mais músculos de uma vez, sendo mais comuns nos músculos da perna ou dos pés. É muito importante que você entenda que, mesmo fazendo tudo que for explicado aqui, você ainda pode ter cãibras.

Quatro principais causas das cãibras

O que mais afeta a incidência de cãibras em atletas de MTB e também de outros esportes é a forma que você está fazendo esforço, ou seja, se você está na prova fazendo um nível de esforço acima do que está condicionado e preparado para fazer, maior será a probabilidade de ter cãibras. Em segundo lugar, uma das causas mais importantes de cãibras é a baixa ingestão de carboidratos. Talvez a sua dieta não esteja correta e faltam quantidades específicas de alimentos. O terceiro lugar nada mais é que a hidratação. Você precisa hidratar-se obrigatoriamente tanto em dias normais quanto em dias de pedal. O quarto motivo e talvez o menos conhecido é o sódio. A maioria das cãibras ocorrem em finais de prova pelo motivo de você estar cansado, desidratado, mal alimentado e com ausência de sódio.   Durante dias de prova ou treino você normalmente ingere somente água e carboidratos, assim, perdendo grande porção de sal/sódio e isso causará hiponatremia, que pode ser também um dos motivos de cãibra.

Quais são as formas de evitá-las?

Ter cãibras todos podem ter, mas existem formas de minimizar ao máximo a chance de ter uma durante uma prova ou treino de MTB. A primeira forma de evitar se refere ao fator de maior incidência citado acima: esforço maior que preparo. Para isto não acontecer com você, fique atento ao seu ritmo durante a prova. Se o mesmo estiver além do seu preparo, não force! Você não pode ir além dos treinos. Procure treinar e foque em melhorar o seu preparo, estimule seu corpo para ir um degrau a mais, assim, durante a prova, você estará preparado para ir junto com a turma que deseja. A falta de ingestão de carboidratos é a segunda causa de cãibras, por isso fique atento à sua dieta. Verifique se você faz a ingestão ideal em porções de carboidratos de acordo com sua carga de treino/trabalho. Em terceiro lugar é a hidratação, o baixo nível de água pode ser o terceiro motivo. Procure hidratar-se corretamente durante os treinos e nos demais horários, lembrando que em dias mais quentes você precisará ingerir maior quantidade de líquidos. Em último lugar e bem desconhecido ainda, é o sódio. Acima de 2:30hrs de treino ou prova é necessário fazer a reposição de sódio no seu corpo para poder evitar cãibras. O uso de cápsulas de sal são uma boa opção para levar nos pedais. Se usar estas dicas das quatros causas de cãibras, tenho certeza que você vai minimizar bastante a incidência das contrações involuntárias dos músculos. Uma grande dica extra para você: procure entender o motivo, ou seja, se você teve cãibras durante o treino/prova. Repense essas quatros dicas e veja aonde está o seu erro, e assim poderá trabalhar mais para minimizar a possibilidade de contrair cãibras no próximo pedal. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nossa lista de e-mail.

Por: Equipe SMTB

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CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

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