Quando pensamos em movimento dinâmico, muitas vezes, esquecemos que a origem da movimentação de músculos posteriores e estabilização da coxa acontecem devido à contração do músculo do glúteo.
Sabe-se que o glúteo é o grande responsável pela ativação correta dos isquiotibiais na fase de “puxada” da pedalada, movimentação onde ocorre a extensão de joelhos.
Muitas vezes, essa fase é exercida somente pela força de quadríceps nas fases de chute e propulsão para que o joelho faça a extensão e em seguida a puxada.
Pensando somente na prática de execução e não dando a devida importância a ativação dos glúteos o movimento de extensão de joelhos acaba sendo ineficiente devido à falta de ativação dos mesmos.
Para que o rendimento seja com qualidade, a movimentação sequencial correta para melhorar o glúteo e ter força para ativar os isquiotibiais, é necessário um bom trabalho de força na musculatura do core.
A partir disso equilíbrio de forças serão distribuídos na pedalada com exercícios que estimulem movimentação global de abdominais, para estabilização e movimentação dos músculos posteriores com a finalidade de ativar glúteos.
A proposta é de conseguir encaixar os exercícios do core na periodização para que não atrapalhe os treinos realizados em cima da bike.
Uma vez que o ciclista tenha essa preocupação podemos dizer que será eliminado problemas que venham a acontecer com compressão do ciático e possíveis desequilíbrios de quadris responsáveis por tendinites no músculo piriforme e glúteos médios.
Essa musculatura é responsável pela estabilização de lombares e possíveis dores sacrais e também em musculatura dos abdutores.
Sem descartar que um bom bike fit pode resolver outra parte de problemas a serem corrigidos devido a uma má posição do quadril no selim e ajustes de distância no top tube.
Depois de resolvido esses problemas o fortalecimento do core será sempre necessário a ser desenvolvido para que os treinos tenham continuidade para melhoria de rendimento.
Se você gostou, compartilhe com seu parceiro biker que vai curtir nossas dicas também.
Por: Elayne Alves