3 motivos para treinar em uma bike de estrada

Grande parte dos atletas (amadores ou profissionais) de  MTB do mundo inteiro usam bikes de estrada para realizarem os seus treinos e isso não é à toa, existem motivos reais que justificam isso.

As bikes de estrada também são conhecidas por muitas pessoas como Speed, aquelas famosas “bikes de asfalto com pneus finos”.

 

CUSTO X BENEFÍCIO

Além dos benefícios voltados a performance, podemos ver que as bikes de estradas possuem um desgaste muito menor do que a de MTB e isso viabiliza sua compra.

O custo com a manutenção do equipamento diminui significativamente gerando uma economia para o atleta, seja ele profissional ou amador.

 

VANTAGENS

Uma das grandes vantagens de treinar com uma bike de estrada é a capacidade de controlar a intensidade, pois no MTB existe muita irregularidade nos terreno e isso não permite que durante o treino a carga seja distribuída de maneira adequada.

Distribuir as cargas durante o treino/semana ou temporada é de extrema importância para o ciclista. Muitas pessoas não sabem, mas existem estudos que mostram que a potência média do ano tem a ver com o resultado da sua performance.

Podemos ver que umas das maiores dificuldades em treinar com uma Mountain Bike é de realizar intervalos e manter a mesma intensidade com a variação do terreno  6,8,10 ou 20 minutos com alta intensidade.

Os obstáculos presentes nas trilhas impedem de realizar uma constância nos treinos. Já na bike de estrada encontramos percursos com maior facilidade.

A speed permite que o atleta trabalhe uma carga de esforço regular, dentro de um intervalo e você ainda consegue trabalhar exatamente o que precisa, controlar o pacote do treino e ainda a intensidade exata dos intervalos.

Além de todos estes benefícios citados acima podemos ver que para treinos com cadência alta e arrancada os resultados podem ser muito mais eficientes quando executados em bikes de estrada.

Se você gostou deste artigo, inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Por: Equipe SMTB