Início » Alimentação » O que comer antes do treino de mountain bike?

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

0 comentário(s)

6 de abril de 2018

Segredos do Mountain Bike

Diversas frutas, legumes e vitaminas em cima de uma superfície plana.
Hoje em dia muito é falado em Pré-treino sobre o que comer momentos antes do treino. Não se engane com fórmulas e metodologias milagrosas… Não acredite que uma batata doce é um “superalimento…” E muito menos compartilhar a ideia de que fazer exercícios em jejum é o melhor negócio! Não é por aí… A ciência da Nutrição Esportiva, Bioquímica dos nutrientes, Fisiologia do exercício desmente muita coisa que está sendo divulgada principalmente nas redes sociais… Sendo assim, vou expor conhecimentos científicos e passar a experiência prática dos meus quase 20 anos de atendimentos a atletas, principalmente de mountain bike!

Quanto tempo devo me alimentar antes do treino?

O ponto importante para responder essa pergunta é: você não deve iniciar um treino com a sensação de fome, afinal, nessa situação o seu organismo já está te pedindo “por favor!!! Me dê energia para eu funcionar!!!” Acompanhando esse raciocínio, eu recomendo que até uma hora antes deve-se ingerir alimentos. Dependendo do volume e o que se comeu, com uma hora e meia provavelmente já podem aparecer os sinais de falta de energia… É claro que no acompanhamento nutricional, o atleta é analisado individualmente, podendo sair dessa regra. Mas no geral, é assim. Dependendo da rotina de vida do atleta, esse pré-treino pode ser feito por uma hora, ou trinta minutos ou dez minutos antes do treino.

O que comer?                                                    

Como a preocupação é fornecer energia para o treino, o nutriente principal a ser oferecido é o carboidrato. “Mesmo para quem está procurando uma perda do percentual de gordura?” Sim! Pois como já expliquei em um artigo anterior, não é o carboidrato que engorda, e sim uma ingestão calórica superior ao gasto calórico diário, que resulta na formação dos depósitos de gordura no corpo da pessoa. Sendo assim, respeitando a aceitação, as preferências e o bem estar do atleta é definido os alimentos que serão ingeridos… Exemplos ótimos de Pré-treino: suco de fruta com torradas e geleia, banana com mel, pão de sal com geleia, salada de fruta com mel, rapadura, entre outros… “Pode ser incluído alguma proteína?” Pode sim, desde que seja de fácil digestão e que não provoque um refluxo ao iniciar o treino de mountain bike. Não existe problema algum em  usar um requeijão com menor teor de gordura, um queijo tipo cottage, até mesmo um pouco de manteiga… Mas, lembre da digestão! Se sentiu mal, parta para geleia ou mel! O leite ou iogurte neste momento não é bem aceito por causar muitas vezes o “famoso” refluxo. Oriento a deixar esses alimentos para o pós-treino. “Batata doce antes de treinar, é uma boa opção?” Eu particularmente não indico… por ser um alimento com um grande potencial de provocar gases, o atleta corre o risco de tê-los… Aí, o treino não vai ser bacana… Se for usar, na minha opinião, use-a no Pós-treino!

E a quantidade?

Então, quanto mais próximo do treino… o volume também conta! Sempre optar por volumes menores nesses casos… Energia na forma líquida ou em gel se tornam boas pedidas… ( Ex: sucos, gelzinho de carboidrato, uma banana amassada com mel…) Alimentos que provocam a sensação do “tô empasinado” não é legal e as carnes se encontram nessa categoria. O pouco que se come de carne antes do treino, já pode provocar o mal estar para treinar! Ou seja, a moda do frango com batata doce deve ser repensada várias vezes antes de se decidir por comê-las no Pré-treino!   Concluindo… O pré-treino é importantíssimo para o desempenho. A definição dos alimentos a serem ingeridos será de acordo com a individualidade de cada um… Mas, uma coisa é certa! Deve ser uma refeição com predominância de carboidratos para o fornecimento adequado de energia para o treino que está para começar! Gostou? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos!

Por: Cristiane Rocha Dayrell

 

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

ads-300x600-hugoprado

Segredos do Mountain Bike · 2019 © Todos os direitos reservados