Qual a importância da nutrição para atletas?

Nunca se falou tanto sobre o que os atletas devem e o que não devem comer… Infelizmente são muito divulgados conceitos equivocados sobre Nutrição Esportiva nas redes sociais, fazendo muitas pessoas treinarem no limite físico, adoecerem e até mesmo ficarem desnutridos diante de tantas fórmulas mágicas inventadas por aí…

Segundo o American College of Sports Medicine (2016), a distribuição dos nutrientes para os atletas deve ser predominantemente oferecida na forma de carboidratos (em torno de 60% a 65% da ingestão calórica total – 3 a 10g/kg /dia), um pouco menos de gorduras (em torno de 20% a 35%) e o restante em proteínas (em torno de 10% – 1,2 a 2,0g /kg/dia).

As vitaminas e minerais devem ser distribuídas de acordo com as necessidades diárias de cada uma delas.

Importância dos carboidratos

Atividades físicas intensas promovem uma redução significativa das reservas de energia nos músculos (glicogênio muscular) e influencia diretamente no desempenho do atleta. O indivíduo que treina com pouca reserva de glicogênio muscular, sente mais dificuldade, cansaço e pode utilizar a massa muscular como fonte de energia para compensar esse desfalque.

Qual atleta quer perder massa muscular? Qual atleta quer treinar sem energia? Por isso, a oferta de carboidratos (como pães, geleia, mel, frutas, arroz, macarrão, batata, inhame, milho, cereais e outros) deve ser nas quantidades adequadas, nos horários corretos e com qualidade nutricional. Não precisa ter medo de carboidrato! O atleta necessita de energia!!!

Importância das proteínas

Após a prática esportiva, ocorrem microlesões nas fibras musculares em resposta ao exercício. As proteínas oferecidas ao longo do dia e principalmente depois dos treinos auxiliam na reconstituição e construção dessas fibras estimuladas.

Mas não existe a necessidade de ingerir uma quantidade exagerada de proteínas! O cálculo é feito de acordo com o peso corporal e definido de acordo com o objetivo a ser alcançado (hipertrofia ou resistência).

A oferta e a propaganda de suplementos proteicos no mercado confunde os atletas, fazendo-os acreditar que somente com a utilização destes a recuperação da musculatura será adequada. Não se engane, os alimentos ricos em proteína (como ovos, carnes, leite e derivados, combinações de arroz com feijão, leite com cereais entre outros) já fornecem todos os aminoácidos essenciais para promover a recuperação muscular!

O nutricionista sabe prescrever tais alimentos distribuindo-os na quantidade correta e nos horários adequados para este fim. Tornando a alimentação mais natural e barata, atingindo o objetivo de forma saudável! O excesso de proteínas pode prejudicar o fígado e os rins a longo prazo. É bom ficar atento!

Importância das gorduras

As gorduras são nutrientes responsáveis pela absorção de vitaminas no organismo. Elas participam de vários processos metabólicos essenciais para o bom funcionamento do corpo e por fim, são as reservas de energia existentes no ser humano.

A ingestão delas deve ser distribuídas ao longo do dia, preocupando com a qualidade (dando preferência aquelas de origem vegetal como azeite, castanhas, óleos vegetais, linhaça e outros) e com a quantidade (dentro da recomendação).

O excesso de gordura de má qualidade pode levar a problemas sérios de saúde e a falta pode provocar  hipovitaminose! Equilíbrio é tudo!

Importância das vitaminas e minerais

Eles são essenciais para que o sistema imunológico funcione bem. Eles participam de vários processos metabólicos e se encontram abundantemente nas frutas e vegetais, entre outros alimentos.

Aquela história de “comer um prato colorido faz bem para a saúde”, é a pura verdade!!! E no mínimo 2 frutas ao dia!

Concluindo… Cuidado com promessas milagrosas divulgadas por aí! O simples e o básico é o que faz a diferença! Comer bem e equilibradamente é a fórmula mais adequada para alcançar uma melhoria do desempenho esportivo com a alimentação!

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Por: Cristiane Rocha Dayrell

 

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