Início » Todos » A importância dos carboidratos para atletas

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

2 comentário(s)

30 de outubro de 2018

Segredos do Mountain Bike

Os carboidratos são os nutrientes que fornecem energia imediata para o organismo. Para os atletas em geral e de Mountain Bike, o consumo adequado deles se torna fundamental para o bom desempenho. Mas, por que se fala tanto que eles são os vilões ou que devem ser evitados? Aqueles que divulgam tais conceitos equivocados não estudam a Fisiologia do Exercício e muito menos Nutrição Esportiva, pois as reservas de energia do organismo do atleta têm que estar abastecidas de forma correta para resultar em boa performance. Atividades físicas intensas promovem uma redução significativa das reservas de energia nos músculos (glicogênio muscular) e também das reservas de energia do fígado (glicogênio hepático) que influencia diretamente no desempenho do atleta. O indivíduo que treina com pouca reserva de glicogênio muscular, sente mais dificuldade, cansaço e pode utilizar a massa muscular como fonte de energia para compensar esse desfalque. Qual atleta quer perder massa muscular? Qual atleta quer treinar sem energia? E se as reservas do glicogênio hepático estiverem deficientes, ocorrerá mal estar, sensação de desmaio e desânimo, afinal não estará chegando energia para o cérebro. Por isso, a oferta de carboidratos (como pães, geleia, mel, frutas, arroz, macarrão, batata, inhame, milho, cereais, rapadura e outros) deve ser nas quantidades adequadas, nos horários corretos e com qualidade nutricional. Não precisa ter medo de carboidrato! O atleta necessita de energia!!!  

Como garantir boas reservas de energia?

O abastecimento das reservas de energia do músculo (glicogênio muscular) inicia-se logo após o treino, ingerindo carboidratos de alto índice glicêmico imediatamente depois. Todo atleta que praticar seu treino, tem a obrigação de ingerir alguma fonte de carboidrato nos próximos trinta minutos. Exemplos práticos seriam um suco de frutas, rapadura, maltodextrina em pó ou gel, frutas, etc. e em seguida completaria a refeição pós-treino com as proteínas (que vão participar da recuperação das fibras musculares). Todas as refeições posteriores ao treino e que antecedem o próximo treino participam do processo de recuperação do glicogênio muscular, ou seja, leva em média 24 horas para a recuperação total! Aí sim, o atleta estará com energia suficiente para executar suas contrações musculares. Já as reservas de energia do fígado (glicogênio hepático) pode diminuir rapidamente durante os treinos. Atividades acima de uma hora, é recomendado a ingestão de algum tipo de carboidrato ( Ex: gel, rapadura, bananinha, mel e entre outros)para evitar essa diminuição. Dessa forma, imediatamente a glicose é absorvida e levada para o cérebro, favorecendo o desempenho. De 50 em 50 minutos é importante ingerir tal fonte de carboidrato. A refeição pré-treino composta com alimentos fonte desse nutriente também tem como objetivo elevar os níveis de glicose sanguínea para o início do exercício. Essa conduta garante que o atleta irá iniciar o treino com o glicogênio hepático abastecido. Conclusão: Os carboidratos devem ser consumidos por atletas de Mountain Bike sem medo! Cuidado com conceitos equivocados divulgados principalmente em redes sociais, que podem até prejudicar e muito o desempenho de vocês!   Gostou do artigo? Inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail!  

Por: Cristiane Rocha Dayrell

]]>

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

2 respostas para “A importância dos carboidratos para atletas”

  1. Boa noite! Já fiz alguns treinos em jejum, e tbem já experimentei a deita cetogênica algumas vezes, ingerindo apenas café canela e óleo de côco, gostei e senti evolução, mas não levei tão a sério por ter outras prioridades naquele momento, gostaria de saber se vc tem alguma opinião e conhecimento específico que possa compartilhar conosco?! Muito obrigado pela atenção, sua dicas são excelentes, e aprendermos muito com seu canal. Abços

    1. Ei Leandro!
      Muito obrigado pelo comentário!
      Já li algo a respeito com objetivo de emagrecimento. Para desempenho, treino e performance, confesso que não li nada que me convença a “entrar nessa”.
      Contudo, pretendo ler mais e aprender, pois a nutrição esportiva sempre estará evoluindo!
      Forte abraço.
      Christian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

ads-300x600-hugoprado

Segredos do Mountain Bike · 2019 © Todos os direitos reservados