Segredos do Recovery Esportivo

Recovery ou recuperação é um termo muito utilizado no meio dos atletas; e tem se tornado uma das modalidades mais utilizadas para acelerar a recuperação esportiva, deixando você pronto para um novo dia de treino.

O QUE É A RECUPERAÇÃO ESPORTIVA?

São aplicações de protocolos, massagens desportivas e técnicas que proporcionam alívios nas lesões ou microlesões causadas pela sobrecarga e atividade física.

A recuperação esportiva é indicada para ser realizada antes ou após a prática de um exercício físico intenso, além disso é recomendado realizar sessões frequentes e preventivas de recovery, para a manutenção da saúde do tecido muscular.

O QUE É FEITO DURANTE UMA SESSÃO DE RECOVERY?

São aplicadas técnicas e protocolos, com objetivo de restaurar a mobilidade do seu corpo, e deixá-lo pronto para um novo treino.

A recuperação de cada atleta pode ser diferente, visto que cada um passa por uma avaliação com o objetivo de identificar todo seu histórico com atividades físicas e lesões decorrentes de suas práticas.

Dentre os vários protocolos que ajudam no processo de recuperação esportiva usados nos recoverys, conheça alguns:

  • Compressão – a compressão do tecido muscular resfriado ou não, realizada de forma pneumática, por aparelho específico.
  • Crioimersão – imersão em banheira gelada (8-10 graus)
  • Liberação miofascial – massagem do tecido da fáscia.
  • Ventosa:  Tratamento natural com objetivo de melhorar a circulação sanguínea;
  • Manipulações: movimentação manual da articulação, dentro de uma amplitude de movimento específico..

Vale lembrar que sempre é necessário informar seu  histórico de lesões antes da aplicação de protocolos, já que cada organismo funciona de maneira diferente.

Nada melhor do que após um longo treinamento ou competição proporcionar aos músculos uma boa recuperação.

E lembre-se com um bom descanso, uma alimentação equilibrada e recovery esportivo, você sempre estará pronto para mais um dia de treino.

Deseja receber conteúdo exclusivo como esse, em seu e-mail? Inscreva-se abaixo e não perca nenhuma dica!

Por: Magno Henrique