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Como a nutrição pode impactar seu desempenho?

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12 de dezembro de 2018

Segredos do Mountain Bike

nutrição
Por que procurar um nutricionista esportivo? Quando os atletas de Mountain Bike procuram um profissional de nutrição, a maioria quer aumentar o desempenho e melhorar a composição corporal. E para esses objetivos, é necessário que este nutricionista conheça o esporte, a rotina de treinos, o estilo de vida do atleta, condições financeiras e suas preferências alimentares. Todas essas informações são fundamentais para que o plano alimentar “se encaixe” na vida do atleta e que o sucesso seja alcançado! É importante o atleta ter a consciência de que muitas informações equivocadas sobre nutrição esportiva são divulgadas sem fundamento científico, confundindo a cabeça de muitos. Muitas vezes, ao seguir tais informações, eles podem ficar prejudicados e/ou frustrados, desestimulando a prática esportiva.

Como a nutrição melhora o desempenho?

O ponto mais importante que deve ser focado no acompanhamento nutricional de um atleta é proporcionar energia, sempre! E como se consegue isso? Através dos alimentos energéticos, ou seja, ricos em carboidratos. Pães, mel, geleia, frutas, arroz, batata, sucos naturais, entre outros. A preocupação em fornecer energia antes dos treinos é fundamental para que o atleta mantenha seu ritmo e não sinta tonturas durante a prática de Mountain Bike. Em treinos longos, acima de uma hora, é fundamental ingerir mais fontes de carboidrato, e após os treinos, carboidratos e proteínas para promover a recuperação da energia e das fibras musculares que compõem os músculos. A ingestão de frutas e vegetais garantem melhor eficiência do sistema imunológico! A hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo e da capacidade dele de eliminar calor (sistema termorregulatório).

Como a Nutrição melhora a composição corporal?

Os atletas de Mountain Bike que querem diminuir o percentual de gordura devem ingerir uma quantidade calórica menor do que o gasto, de forma equilibrada e com muito carboidrato! Isso para que a perda seja somente de gordura corporal, evitando a utilização da massa muscular como fonte de energia. Nos dias de treino, a ingestão calórica (mesmo sendo de baixa caloria) tem que ser maior do que naqueles dias onde o atleta não treina. O importante é o déficit calórico existir. Não se pode passar fome durante o processo de emagrecimento, pois isso interfere negativamente no desempenho e no resultado final. Alguns atletas  buscam aumentar a massa muscular, por serem mais magros. O plano alimentar tem que ter mais calorias, de forma saudável e também levando em consideração os gastos calóricos. Todo plano alimentar tem que ser individualizado. Todo indivíduo possui particularidades, sendo muito difícil um plano alimentar ser utilizado por vários atletas.

Conclusão

O único profissional capacitado por lei a prescrever planos alimentares é o nutricionista. Este deve atuar com ética, respeitando o conhecimento científico. Ao procurar um profissional, procure saber se este se preocupa com todos os aspectos citados acima. Afinal, é a sua saúde que está em jogo! E com certeza, dessa forma, você conseguirá alcançar o seu objetivo!  

Por: Cristiane Rocha Dayrell

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CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

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