Início » Todos » Treinamento de base

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

1 comentário(s)

7 de dezembro de 2018

Segredos do Mountain Bike

Treinamento de base
Base é o período onde o atleta foca, pelo menos durante oito semanas, em treinamento aeróbico.
Hoje, podemos ver que a cada dia os atletas fazem períodos de base mais curtos, inserindo os treinos intervalados.
O que realmente vale a pena falar sobre isso é que, o mais importante para seu treinamento de base é focar no seu desenvolvimento aeróbico, cardiovascular e mitocondrial (mitocôndria é como se fosse um “carburador” que queima o oxigênio).

VOCÊ SABE O QUE FAZ SEU MÚSCULO FUNCIONAR BEM?

Para que seu músculo funcione bem, é necessário que o oxigênio chegue na célula muscular e é por isso que você precisa do desenvolvimento mitocondrial.
Quando você foca no aeróbico, seu músculo “bomba” de mitocôndrias. O DNA do seu corpo começa a desenvolver células musculares ricas em mitocôndrias porque ele entende que você está focando nisso.
Quando você mistura treino forte com qualquer outro tipo de esforço feito de maneira aleatória, de qualquer jeito, seu corpo fica confuso e não sabe para que ele deve se adaptar.
No período de base devemos focar na zona aeróbica (GASOLINA), que é onde você sente sua perna “girando no pedal” e mantém sua respiração controlada.
Assim, você otimiza a zona aeróbica do seu corpo e consegue desenvolver o que você mais precisa na base: A capacidade de endurance, volume na bike.
#dicabônus: Se você é iniciante, o mais importante nas primeiras semanas (4 a 8 semanas do período de base) é passear na bike, ou seja, se começou a subir um morro e a respiração começou a alterar, pare, descanse e espere o batimento cair, para depois continuar a subida.
No período de base, o que o atleta precisa realmente entender é que ele precisa de mais volume e menos intensidade, o que é diferente de período competitivo, onde é necessário mais intensidade e menos volume
Aproveite esse período de menos carga e “descanso” da bike para setar suas metas e objetivos de 2019. Mantenha o foco na sua evolução no esporte!
Se você gostou deste conteúdo, curta e compartilhe com seus amigos!
Por: Equipe SMTB

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Uma resposta para “Treinamento de base”

  1. gostaria de receber orientacoes de treinamento, estou reiniciando na estrada, duvida de optar por mtb, ja tenho 67 setembro 68, muitas lesoes por acidente de bike, tenho trauma de pedalar na rua, moro no rio e nao tenho nenhum grupo para acompanhar, comprei uma bike de estrada mas ainda nao recebi, tenho pedalada numa mtb scott, com pneu de rua. Fiz um bikefitting mas nao ficou legal. Acompanho o canal no youtube e gosto muito. Sou medico cardiologista, ficaria muito grato em receber orientacoes de treino, nutricao, hidratação. Obrigado

    Breno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

ads-300x600-hugoprado

Segredos do Mountain Bike · 2019 © Todos os direitos reservados