comentário(s)

08/05/2018

Christian

MTB competitivo: Como avaliar e melhorar seu desempenho.

Além de saber “andar de bike” é claro, conhecer as características do MTB Cross-Country (MTBcc) é fundamental para se obter sucesso em cima da sua “magrela”, principalmente aqueles com o foco em competições.
Sob aspectos fisiológicos, o MTBcc é uma modalidade intermitente e de alta intensidade com demandadas energéticas aeróbia e anaeróbia (INOUE et al., 2012), utilizando aproximadamente 90% da frequência cardíaca (FC) máxima (IMPELLIZZERI et al., 2002).
Através da medida de potência, foi possível verificar a característica altamente intermitente nas provas, com variações de 0 (Descidas) a 500 watts (subidas curtas).

Como posso avaliar o meu desempenho e saber se estou no caminho certo ?

Através de alguns testes físicos tal como: teste incremental, usado para avaliar a sua potência e capacidade aeróbia máxima, e teste de Wingate, utilizado para avaliar sua potência e capacidade anaeróbia máxima.
É a partir desses valores, que os treinadores vão identificar os seus pontos fortes e fracos, direcionando corretamente os métodos de treinamento mais adequados para maximizar o seu desempenho.
Além disso, a massa corporal total pode interferir no seu desempenho em uma prova de MTB, pois as variáveis fisiológicas normalizadas à massa corporal (Variável fisiológica / massa corporal total) apresentam valores mais altos de associação com o desempenho na prova de MTB do que as absolutas (IMPELLIZZERI et al. 2017).
Isto é, em competições de um dia. Já em provas de vários dias consecutivos (Cape Epic), a massa corporal parece ser menos importante (ENGELBRECHT; TERBLANCHE, 2017), mas esses resultados precisam ser interpretados com cautela.
Portanto, o programa de treinamento deve ser planejado e organizado a partir dos resultados de sua avaliação física, e direcionado a desenvolver ambos os sistemas de produção de energia (anaeróbio e aeróbio).

Tenha cuidado

O treinamento esportivo é uma mescla de várias ciências (fisiologia, biomecânica, sociologia, psicologia, etc.). Portanto, basear seu treinamento em apenas um fator não é suficiente para melhorar a sua performance.
Não entendeu ou não tem equipamentos para realizar os testes? Então procure um Profissional de Educação Física, pois ele tem conhecimento suficiente para medir, avaliar, planejar e prescrever o seu treinamento.
Se você gostou, compartilhe com seu parceiro biker que vai curtir nossas dicas também.

Por: Rhaí André

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

Segredos do Mountain Bike · 2021 © Todos os direitos reservados

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!