Início » Treinamentos » Três pilares para evoluir no MTB

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

0 comentário(s)

9 de novembro de 2019

SMTB

Mesmo antes de começar a prova, a adrenalina já começa a invadir a nossa corrente sanguínea. Ansiedade? Medo? Expectativa? Um pouco de tudo? Impossível descrever a sensação.

Sensação esta que não vemos nos treinos. Os momentos antes da prova parecem eternos. São nestes momentos que a nossa mente joga uma série de pensamentos e memórias acompanhados de reflexões e ideias. Você poderia ter treinado mais? Você treinou muito para esta prova, mas parece que não evoluiu conforme a carga de treino.

Você pensa até em seus filhos, seus pais, sua namorada. Você, então, olha para seus adversários. Será que eles são melhores que você? Será que eles treinaram mais que você?

Uma coisa é certa: as incertezas vêm antes das certezas. Tenho uma pergunta para você.

Você tem certeza de que está evoluindo com o seu modelo de treino atual?

Se todo nosso esforço, convertido em um objetivo, começa a gerar dúvidas em nossa mente, é um sinal de que precisamos rever o que estamos fazendo.

O que eu proponho a você, hoje, é que você troque essa incerteza pela certeza de que você está no caminho certo, evoluindo com qualidade e obtendo resultados, antes, inalcançáveis.

Existem 3 pilares, no MTB, que alguns biker sabem, mas pouquíssimos praticam da forma correta. Quem pedala explorando estes pilares, estão um nível (ou vários) acima dos outros.

 

Mentalidade

Se você percebeu que eu toquei neste ponto no início do artigo, parabéns!

Este é o pilar mais importante de todos. Se ele não for trabalhado, já entramos derrotados nas provas ou até mesmo em um desafio, um treino forte, daqueles que “o cara” fica olhando para os lados, lendo os outros ciclistas.

Quando não estamos preparados mentalmente, não conseguimos alcançar o nosso melhor (fato) e ficamos frustrados. Dependendo da intensidade, surge “a voz da fraqueza”, o foco nas dificuldades, o reclamismo e até o desejo de desistir do esporte.

Se não fosse tão importante assim, você não desistiria de algo que você ama e agarra com unhas e dentes, não é?

Agora pare para pensar: quantos ciclistas eu vi pararem de treinar, de pedalar por esse exato motivo? Inúuuumeros!

Quantas vezes treinamos, fazemos percursos mais duros e mais longos, mas, nas provas quebramos, não conseguimos eficiência em certos trechos que, nos treinos, pareciam mais fáceis. Quem nunca? Cometemos um erro e aquilo já detona o psicológico. Vemos um adversário nos ultrapassar e já ficamos abalados.

Você é o pensador dos seus pensamentos. Você está no comando e você precisa trabalhar isso mais do que qualquer coisa.

A vitória acontece duas vezes. Antes, na sua mente, depois, no mundo. A mentalidade esportiva proporciona o sentimento de superação. Você consegue ultrapassar seus limites, você começa a acreditar mais em você, porque você tem consciência de que você PODE.

 

Alimentação

Um antigo ditado diz que você é o que come. Eu digo que o seu pedal é o que você come.
Este segundo pilar é a raiz fundamental na evolução de todo atleta. Você sabe o que comer antes da prova? Você sabe o que comer durante a prova? A função do sódio no seu corpo?

Enfim, já se deu mal com a alimentação do pedal?

A alimentação pode ser uma porta para o pódio, mas também pode ser uma janela para a sua derrota. Tudo depende da sua estratégia alimentar. Seu corpo é uma máquina que precisa de nutrientes para funcionar. Para competir, você precisa treinar seu corpo a ingerir os alimentos certos, nas horas certas.

Este é um pilar que pode evitar cãibras, pode fazer com que a sua respiração e seu desenvolvimento melhorem, consideravelmente. São incontáveis de benefícios que o atleta pode aproveitar adotando a estratégia alimentar correta.

 

Treinamento

Você tinha achado que este é o pilar mais importante, certo? De fato, ele é importante, mas se os dois primeiros não estiverem alinhados com este daqui, de nada adiantará treinar. Quem nunca conhece um “leão de treino” mas que nas provas fica para trás?

Uma vez, perguntaram a Michael Jordan o segredo de ele jogar tão bem. Prontamente, ele disse: “Meu treino é focado no básico, se eu erro, eu sinto que preciso dominar mais o básico.”

O que eu mais vejo são atletas negligenciando o treino de base e as corretas fases da periodização. Ou é regenerativo ou é intensidade máxima
Para a maioria dos iniciantes e até os mais experientes, a base é o treino mais importante, na bike. Você precisa dominar o simples e desenvolver o seu cardiorrespiratório, acima e antes de qualquer treinamento.

Você precisa saber o que treinar, conhecer seus pontos fracos de atleta e trabalhar em cima deles. Lembre-se, o obstáculo é o caminho. A chave para o seu sucesso está em seus pontos fracos, mas o que vemos na vida real é que todo mundo só quer treinar o que é bonzão!

Tudo isso que estou lhe dizendo é resultado de décadas de prática, de estudo, de experiência, de erros e também muitos acertos da minha parte e do que aprendi com atletas de todos os níveis de MTB. Amigos de longa data ou novos amigos que os segreeeedos me trouxeram.

Porém este assunto está escondido debaixo de sete chaves pela maioria dos treinadores e atletas, porém, hoje, eu quero mostrar pra você. Eu acredito que é o conhecimento e o autoconhecimento que te fazem ir além, mudam seu jogo, seu nível!

Eu realmente quero que você tenha consciência da sua evolução, que você sinta isso, fortemente, pois só assim você será um atleta melhor.

Veja só alguns depoimentos de quem acredita em meus segredos:

 

“Toda vez que eu largava, eu sobrava. Parei por 10 anos o pedal. Há 7 meses eu comprei uma bike nova. Conheci o método do Christian e eu me senti outra pessoa na bike.”

Por: Alíneo Siqueira

“O conteúdo de alimentação, sono e reposição de sódio me ajudaram demais! Hoje, eu consigo terminar bem as provas. Nunca mais eu tive cãibras!”

Por: Emerson Rosa

“O curso me ajudou a traçar uma estratégia baseada no meu corpo. Eu consegui evoluir bastante nas provas.”

Por: Velloso Pimentel

 

Estas são apenas alguns dos centenas de ciclistas que se beneficiaram do meu curso onde eu dediquei a extrair o meu melhor e passar tudo. Abrir a caixa preta!

Eu quero te apresentar o Eleve Sua Performance!

O Eleve Sua Performance é uma metodologia de treinamento focada em te fazer entender exatamente o que você precisa treinar, como e quando, seja você iniciante ou avançado, amador ou profissional, entender seu treino te fará treinar como nunca!

O conteúdo do treinamento cobre todos os aspectos necessários para você atingir seu melhor nível, evoluir adequadamente e conquistar seus objetivos no esporte.

Vamos juntos e #pracima!

 

CONHEÇA O ELEVE SUA PERFORMANCE

 

Você precisa saber o que treinar, conhecer seus pontos fracos de atleta e trabalhar em cima deles. Lembre-se, o obstáculo é o caminho. A chave para o seu sucesso está em seus pontos fracos, mas o que vejo na vida real é que todo mundo só quer treinar o que é bonzão! 

Depois de décadas de prática e constante aprendizado, como médico e atleta, afirmo com propriedade que estes 3 pilares são a base para qualquer evolução no pedal!

Por isso, desenvolvi aqui no SMTB um treinamento exclusivo para atletas de MTB que, assim como você, querem muito subir o nível.

NÃO é planilha, é treinamento para você, atleta de mountain bike, ELEVAR A SUA PERFORMANCE! 

O Eleve Sua Performance é uma metodologia de treinamento focada em te fazer entender exatamente o que você precisa treinar, como e quando, seja você iniciante ou avançado, amador ou profissional, entender seu treino te fará treinar como nunca! 

Base, mentalidade esportiva, recuperação, estratégias alimentares: tudo compactado em um único lugar, e disponibilizado para agregar MUITO valor!

O Marcelo Sartor e o Marcos Campos contam um pouco da experiência deles e te ajudam a entender como o ESP foi essencial para a evolução de cada um no pedal!

 

 

 

 

O Eleve Sua Performance já fez diferença no pedal de mais de 622 ciclistas. Você pode fazer parte do nosso pelotão da vitória AGORA!

 

CLIQUE AQUI E ENTRE PARA O NOSSO PELOTÃO

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

ads-300x600-hugoprado

Segredos do Mountain Bike · 2019 © Todos os direitos reservados