Como evoluir no MTB?

Esta é uma das perguntas mais enigmáticas do MTB. Como evoluir no MTB? O aspecto evolucional no MTB envolve diversos quesitos, por isso, focarei no pacote fisiológico, que é um dos fatores onde os bikers mais erram na preparação.

O pacote fisiológico permite que você avance as etapas de treino e supere a si mesmo. Mas, como aumentar o pacote fisiológico?

Aumentando o pacote fisiológico

Muitos atletas pensam: “se eu não dar o máximo de mim, rompendo as barreiras físicas, os adversários podem me ultrapassar”.
Se você fizer isso no começo da prova, a fadiga chegará antes do tempo e, consequentemente, você não conseguirá completar a prova.

Se o seu limiar é cerca de 170 batimentos por minuto, caso você ultrapasse essa métrica, é certo que você terá dificuldades durante todo o percurso.

O fator de performance no MTB

O segredo para aumentar o nível do seu pacote fisiológico é PACIÊNCIA! Não adianta correr contra o tempo, lutar contra seu corpo. O pacote fisiológico é um plano de longo prazo.

A evolução da performance tem a ver com a consistência e não com o tipo de treino. O que traz resultados é a maneira e frequência com que você treina. Qual tem sido o seu foco durante os treinamentos?

Muitos bikers cometem esse tipo de erro, principalmente na semana antecedente à prova. Você, iniciante, deve realizar treinos de intensidade, na semana que antecede a prova.

Treinar de maneira incorreta impede que você evolua no MTB. É importante atentar-se a isso. Talvez seja este o porquê de muitos treinarem exageradamente, sem método, e nunca conseguirem evoluir. É este o seu caso?

Aqui no blog, nós temos dezenas de artigos que auxiliam você, biker, a evoluir corretamente.

 

Se você gostou deste artigo, inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Por: Equipe SMTB