Início » Todos » A importância da musculação para atletas de MTB

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

2 comentário(s)

9 de março de 2018

Segredos do Mountain Bike

A importância da musculação para atletas de MTB
Falar de treinamento de musculação para atletas de MTB sempre gera uma polêmica devido aos resultados esperados pela prática regular de tal modalidade, já que envolvem treinamento de força para o alcance de um melhor desempenho esportivo. O termo “musculação” se refere à utilização de exercícios com alguma resistência aos movimentos dos segmentos corporais com o objetivo de fortalecer os grupos musculares responsáveis por tais movimentos. O fortalecimento do core (musculatura responsável pela estabilidade do tronco e pelve) por exemplo, é fundamental para uma pedalada mais “redonda” e para a prevenção de lesões, uma vez que o aumento da estabilidade desta região implica em melhor transmissão de força entre os segmentos, o que contribui para um melhor controle dos movimentos e reduz o desperdício de energia com movimentos desnecessários. Além disso, o fortalecimento da musculatura do quadril, coxa e perna irá aumentar a capacidade de aplicar força no pedal, o que será o diferencial nos momentos de maior intensidade das provas, como em algumas subidas ou sprints.

Preciso de orientação profissional para realizar o treinamento na musculação?

Sim. Você precisa procurar um profissional de educação física para realizar a atividade com segurança e conseguir resultados reais. Não se pode simplesmente ir à academia e carregar os pesos de qualquer maneira, nem  utilizar  todos aparelhos aleatoriamente  ou da maneira que outro atleta faz, pois cada programa de treinamento precisa de atender as necessidades individuais  do atleta, considerando as suas características biológicas individuais e seu estado de treinamento. Sem a orientação adequada, você pode prejudicar a realização  do próximo treino na bike, além de aumentar as chances de se lesionar. Outro fator importante a se considerar é que a musculação é praticada de maneira diferente de acordo com os objetivos do atleta, ou seja, o treino de um fisiculturista é diferente do treino de um ciclista, uma vez que tais indivíduos precisam de músculos com características diferentes.

Quando o treinamento de força na musculação é importante para o atleta?

Praticamente durante todo o ciclo de treinamento. Embora o tempo dedicado ao treinamento da musculatura varie ao longo do ano, o atleta precisa do fortalecimento muscular por todos períodos de seu planejamento anual de treino. No período de base, a musculação é intensificada, podendo ser realizada no mínimo 3 vezes por semana, na academia. Nesta época, o atleta pode se afastar um pouco dos exercícios específicos e se preparar na musculação para aguentar o grande volume de treinos específicos que vem pela frente. No decorrer da temporada, é importante não deixar a musculação de lado, mas a sua prática deverá ter menor intensidade. Os exercícios executados deverão se aproximar mais das demandas tipicamente encontradas nas provas disputadas pelo atleta. No período competitivo, aquele que antecede uma prova específica, o treinamento na musculação não deve ser intensificado, mas sim executado com menor carga para que o atleta invista sua energia na sua preparação específica para a prova desejada. Os músculos do corpo humano representam uma média de 40% da sua massa corporal total, logo, quanto mais forte eles estiverem, melhor será seu desempenho na competição por diversos fatores que vão desde a prevenção de lesões até a economia de energia em cada pedalada. Por isso a necessidade de treinar na bike e na musculação durante todo o ano, levando em consideração as características do atleta e o período de treinamento em que ele se encontra. Se o biker parar de treinar na musculação, estará perdendo os benefícios do treinamento de força para o seu desempenho esportivo, além de estar aumentando os riscos de lesões por desequilíbrios ou fraqueza musculares. Se gostou, compartilhe esse artigo com seus amigos!

Por: Magno Henrique

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

2 respostas para “A importância da musculação para atletas de MTB”

    1. Obrigado, continue ligado aqui, na pagina do facebook e no canal do Youtube. Nossa intenção é sempre melhorar os conteúdos para pessoas como você.
      Abraços
      Equipe SMTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

ads-300x600-hugoprado

Segredos do Mountain Bike · 2019 © Todos os direitos reservados