Primeiro, o risco de cortes ou perfurações. Um pneu para uso urbano, ainda que mais reforçado e protegido que um pneu para uso rodoviário ou de velocidade em pista, é menos protegido que um pneu projetado para uso misto. Assim, pequenas pedras ou desníveis naturais do uso off road podem danificar o pneu e provocar a perda de ar no meio do caminho.
Outro fator importante é a perda de tração. Em um piso arenoso ou de terra solta ou mesmo barro, o pneu tem que ter a capacidade de empurrar a bicicleta para frente e, para isso, ele tem uma escultura que ajuda nesse empurrão. Um pneu de uso urbano tem a escultura mais lisa, para diminuir as vibrações e os ruídos e para aumentar a aderência no asfalto, mas, essa escultura não proporciona a mesma capacidade de tração que um pneu de escultura em blocos.
Pneus de uso urbano na sua maioria tem uma escultura muito fechada para minimizar o ruído e diminuir a resistência ao rolamento facilitando assim o deslocamento. Com uma escultura mais fechada (Poucos sulcos e tacos) temos pneus com menor aderência e consequentemente quando aplicamos essas esculturas no uso off road teremos problemas de aderência tanto lateral quanto longitudinal. Outro ponto que também interfere na aderência é a largura do pneu, pneus urbanos geralmente são mais estreitos que os de uso OFF Road.
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