PERFURAÇÕES E CORTES
Os pregos, pedras e espinhos presentes em seu caminho, mas também a agressividade dos componentes de alguns revestimentos e pisos pode dar origem à perfuração da câmara de ar ou do pneu Tubeless. Existem, entretanto, maneiras de reduzir os riscos e limitar esse tipo de acidente.
A COMPOSIÇÃO DO PNEU
A QUALIDADE e a COMPOSIÇÃO do pneu têm um impacto sobre sua resistência à perfuração. A espessura da borracha e a densidade dos fios da carcaça são particularmente determinantes.
Certos modelos são também equipados com REFORÇOS ANTI PERFURAÇÕES que melhoram consideravelmente a VIDA ÚTIL de seus pneus de bicicleta.
O Pneu Michelin Power Road, por exemplo, graças à sua carcaça de 4x120 TPI, proporciona a mais robustez do pneu e oferece mais conforto em baixa pressurização, além da tecnologia X-Race Compound, desenvolvida para otimizar o desgaste da banda de rodagem.
Nildo Guedes, da Equipe Swift Carbon Pro Cycling Brasil fala sobre sua experiência com o pneu:
“Uso as duas versões do Michelin Power Road em bikes diferentes. Rodei 6 mil km sem furos usando o Power Road TLR 700x28, ganhei em resistência, rolagem, aceleração e desaceleração! Uma aderência incrível e um conforto surreal já que uso uma calibragem mais baixa (70 psi).
Nosso time Swift Carbon Pro Cycling Brasil usou o Power durante o ano de 2021 sem um único furo em competições é isso foi fator determinante para nosso desempenho e títulos na temporada”
E tem mais:
O tipo de câmara de ar utilizado diminui mais ou menos o risco de perfuração.
As câmaras de ar equipadas com um líquido auto vedante e auto reparador, que preenche todas as perfurações e cortes.
A PRESSÃO DE ENCHIMENTO DO PNEU
Uma pressão de enchimento adequada também permite evitar as perfurações causadas pelo choque de impacto. De fato, um pneu muito inflado se ajustará mal ao desnível do terreno e terá mais risco de estourar.
Pronto para seguir em frente? Bora pedalar!