Tornar seus pneus 100% sustentáveis até 2050: este é o desafio que a Michelin se compromete a enfrentar para responder aos grandes desafios relacionados com as mudanças climáticas.Desafios do pneu 100% sustentável
“Para alcançar sua ambição de um pneu 100% sustentável o mais rápido possível, a Michelin usa a análise do ciclo de vida.
Esta ferramenta permite avaliar todos os impactos ambientais do pneu ao longo da sua vida, desde a extração da matéria-prima da qual é feito, passando pelo seu projeto, fabricação, utilizações e tratamento em fim de vida. Esta análise mostra que a fase de uso geralmente representa a contribuição mais importante para o impacto do pneu, mas também que esse impacto é predeterminado pelo seu projeto. Portanto, é fundamental atuar desde o início da cadeia, tanto integrando materiais mais sustentáveis, como continuando a avançar na escolha desses materiais para reduzir os impactos no uso. Trata-se de pneus projetados com performances feitas para durar, uma resistência à rodagem que minimiza as emissões de CO2 e que promove a autonomia das baterias de veículos elétricos e um design que minimiza as emissões de partículas de desgaste dos pneus e da estrada”, declara
Eric Vinesse - Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Operações.
Além disso, a Michelin e a Bridgestone lançaram em conjunto em 22 de novembro de 2021, um apelo à ação para desenvolver o ecossistema de reciclagem de pneus em fim de vida e promover a circularidade na indústria da borracha. A ambição dos dois líderes mundiais em pneus é facilitar e aumentar o uso de negro de carbono de pneus reciclados.
Sander Vermeulen, Diretor de Marketing & Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Novos Negócios de Materiais de Alta Tecnologia, destacou:
“É hora de aumentar a circularidade de toda a indústria da borracha, aumentando sua capacidade de usar materiais reciclados e/ou recuperados de pneus em fim de vida. Estou muito satisfeito que nosso parceiro Bridgestone compartilhe nossa visão. Juntos, convidamos todos os participantes da cadeia de valor do pneu e da borracha a embarcar na transição para a circularidade dos materiais.”