Início » Dicas Gerais » Óculos de ciclismo: por que investir nele?

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

0 comentário(s)

23 de abril de 2020

SMTB

Por Camila Suota – Profissional de Educação Física e ciclista

Artigo originalmente extraído do Blog MX Bikes

Fala ciclistas de plantão

Um dos equipamentos fundamentais na vida de um ciclista é o óculos. E você sabe por quê? Não? Então continua aqui comigo que vou te explicar por que ele é fundamental, dicas sobre óculos para ciclismo e por que devemos investir em um.

Por que o óculos de ciclismo é essencial?

Primeiramente, o óculos de ciclismo é um item de segurança para o ciclista. Através dele será possível visualizar o terreno e pedalar com mais confiança e segurança. Afinal, trata-se justamente em proteger o ciclista de insetos, pedrinhas, galhos, poeiras ela mas que podem atingir seus olhos no decorrer do pedal e que podem vir de todas as direções. Independente da modalidade de ciclismo (SpeedMountain Bike e Urbano) ou horário em que é praticado, ele é necessário.

Sendo assim, sem o uso do óculos estamos sujeitos a essas situações. E convenhamos né? Ninguém quer ter problemas assim… Esses detritos não se têm como evitar,porque pedalando não dá tempo de frear e desviar do objeto/detrito que vem em sua direção. Em muitos casos é tão pequeno que nem notamos. É tão rápido que quando você percebe fica se perguntando: Ué, o que bateu no meu rosto? Então,mãos no guidão e óculos no “rostão” para proteção.

Bom, e é logico que o óculosserve também para proteção contra os raios ultra violeta emitidos pelo sol,sendo os mais comuns o UVA e o UVB. São efetivos na proteção dos olhos contraos raios solares que podem causar problemas, como por exemplo, doenças ocularese lesões.

Algumas dicas para escolher o óculos certo para você

Existem muitos estilos de óculos no mercado, seja no modelo e nas cores de lentes. Ao escolher um óculos para pedalar, verifique se existe perfurações ou pequenos detalhes na armação que façam com que haja ventilação durante o pedal, esse cuidado faz com que você escolha óculos que não embacem durante seu treino/passeio.

Verifique também a existência de tratamento antirreflexivo (reduzem reflexos que incomodam e distrai você durante o pedal) e o tratamento hidrofóbico (evita o acúmulo de manchas de água,resíduos ou suor sobre a lente).

Outro aspecto que você deve entender ao adquirir um óculos é o tipo de lente que você precisa. A escolha da lente deve ser com base no momento do dia que você faz seu pedal, ou seja, durante a luz do dia ou à noite. Para cada momento tem uma lente certa, como por exemplo, a noite o indicado são lentes amarelas e transparentes.

Como você pode perceber cada tipo de lente tem uma função, entenda cada uma delas:

  • Lentes transparentes – para dias nublados e podem ser usadas a noite.
  • Lentes amarelas – para dias nublados/com neblinas. São os melhores para usar noite, permitem uma melhor visualização do terreno devido transmitir luminosidade.
  • Lentes rosa e âmbar – para dias com pouca luz. Esse tipo de lente é capaz de proporcionar um campo de visão mais claro devido à força de contraste.
  • Lentes escuras – ótimas para dias com muita claridade.
  • Lentes espelhadas – são muito eficazes no filtro contra raios solares.
  • Lentes cinzas – o brilho é minimizado. Recomendado para qualquer situação climática, pois deixam a visualização mais próxima da realidade.
  • Lente fotocromática: as queridinhas para as trilhas, porque são famosas por clarear e escurecer de acordo com a luz do momento.
  • Lente polarizada: redução de luzes ofuscantes.

Confira AQUI as diferenças de óculos de ciclismo da marca 100% – são óculos de tirar o fôlego.

Cuidados quanto ao uso do óculos de ciclismo

Cientes da proteção do óculos, não transforme ele em algo que possa te machucar. Durante os pedais temos a consciência de que possíveis acidentes podem acontecer, como por exemplo, as “famosas compras de terrenos”. Mas, compra de terreno? Sim, isso mesmo. Sabe aquele tombo que você levou durante o pedal em um determinado local, pois é, esse acontecimento é bastante conhecido como comprar terreno ou um lote no vocabulário dos ciclistas.

Diante de uma queda e para evitar que seu óculos seja um possível causador de agravamentos de acidentes, você deve utilizar ele de maneira correta com o uso do seu capacete. Você não deve colocar as hastes dos óculos entre a fita do capacete e a cabeça, porque assim ele fica preso e na verdade eles devem estar livres, ou seja, por cima da fita.

Mas porque essa orientação? É para sua proteção. Se acaso você sofra um acidente durante o pedal (o que ninguém quer que aconteça) isso permitirá que seu óculos de ciclismo saia com a queda. Ele não pode ficar preso, porque a queda pode provocar a quebra do óculos, seja da armação ou da própria lente e até entrar pelo vão cabeça e capacete. Imagina se ele fica preso? Sendo assim, óculos sempre por cima da fita do capacete, ok?

 

Por que investir em um óculos para ciclismo

Se você achou que óculos para ciclismo era só para proteger do sol, agora você já sabe que ele vai muito além. Você deveria investir em um óculos por ele ser um equipamento e item de segurança pensado exclusivamente na necessidade e conforto do ciclista com armações leves, seja para um passeio, treino ou na competição. Preparado também para proteger você das situações indesejadas que podem acontecer pedalando,como um inseto no seu olho.

Além de todas as vantagens a ousá-lo você ainda pode unir estilo com cores e design diferentes ao escolher. As mulheres ciclistas sempre gostam de combinar as cores com os roupas de ciclismo ou capacete.

Se você ficou com alguma dúvida ou sugestão? Comenta aqui embaixo. Não esquece de compartilhar com seus(as) amigos(as) ciclistas e dar uma passadinha na loja virtual MxBikes clicando AQUI – lá você encontra uma variedade de óculos de ciclismo com um ótimo custo benefício na melhor loja de ciclismo do Brasil.

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

ads-300x600-hugoprado

Segredos do Mountain Bike · 2019 © Todos os direitos reservados