Início » Dicas Gerais » O pior erro do atleta de MTB

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

0 comentário(s)

30 de julho de 2018

Segredos do Mountain Bike

Pior erro do atleta de MTB
Seja você um atleta amador ou profissional, talvez agora você vai ver que não respeitar o seu corpo seja o seu maior erro! Muito se fala em treinamento esportivo. Qual é o melhor esquema de intervalado? Como é melhor treinar? Tiro curto ou tiro longo? Arrancada parado ou arrancada com giro? Cadência alta? Muita gente quer planilha de treino! Falando sobre recuperação, você precisa saber sobre a real importância de você escutar o seu corpo. Você precisa entender que o seu sistema muscular – osteomuscular (osso, articulação e músculo) demora muito mais tempo para se recuperar do que seu sistema aeróbico e fisiológico. Então é muito importante que você aprenda a escutar o seu corpo e a respeitar o seu treino leve, de descanso. A maioria dos atletas que estão fazendo um treino regenerativo – descanso ativo – que é o treino recuperação, na verdade não estão se recuperando. Eles estão gerando mais mais watts do que deveriam, e com isso eles estão sub-treinando e não descansando.

3 estratégias de recuperação

Existem três principais estratégias de recuperação fundamentais, são elas: dormir bem, fazer massagem e respeitar o seu corpo. Seguindo estes três itens acima você vai conseguir aprimorar e desenvolver a sua performance. Se seu corpo não está descansado, ele não consegue absorver a carga de treino, sabe por quê? Porque a nossa fisiologia de treino funciona assim: primeiro a gente absorve, depois adapta e por último evolui. Então é muito importante respeitar a recuperação, respeitar o descanso. O pior erro do atleta de MTB é ignorar isso,  achar que treinar é “torcer o cabo”, fazer força. Se você tem um volume de treino bem avantajado e começa a encaixar mais intensidade, você vai evoluir, mas vai chegar no teto e não “crescer mais”, uma chance de overtraining muito grande. Ou seja, você evolui quando faz um treino e um período de recuperação… Evolui a cada ciclo e assim você é capaz de elevar cada vez mais o seu teto fisiológico. Se a perna tá pesada e não tá respondendo,  qual é a mensagem que ela está te dando? Então fica aqui nossa dica para você: Respeite seu corpo e entenda o limite dele! Gostou do artigo? Inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivos em seu e-mail e ficar por dentro do mundo do MTB.  

Por: Equipe SMTB

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

Segredos do Mountain Bike · 2020 © Todos os direitos reservados