Seja você um atleta amador ou profissional, talvez agora você vai ver que não respeitar o seu corpo seja o seu maior erro!
Muito se fala em treinamento esportivo. Qual é o melhor esquema de intervalado? Como é melhor treinar? Tiro curto ou tiro longo? Arrancada parado ou arrancada com giro? Cadência alta? Muita gente quer planilha de treino!
Falando sobre recuperação, você precisa saber sobre a real importância de você escutar o seu corpo. Você precisa entender que o seu sistema muscular - osteomuscular (osso, articulação e músculo) demora muito mais tempo para se recuperar do que seu sistema aeróbico e fisiológico.
Então é muito importante que você aprenda a escutar o seu corpo e a respeitar o seu treino leve, de descanso. A maioria dos atletas que estão fazendo um treino regenerativo - descanso ativo - que é o treino recuperação, na verdade não estão se recuperando.
Eles estão gerando mais mais watts do que deveriam, e com isso eles estão sub-treinando e não descansando.
3 estratégias de recuperação
Existem três principais estratégias de recuperação fundamentais, são elas: dormir bem, fazer massagem e respeitar o seu corpo.
Seguindo estes três itens acima você vai conseguir aprimorar e desenvolver a sua performance. Se seu corpo não está descansado, ele não consegue absorver a carga de treino, sabe por quê?
Porque a nossa fisiologia de treino funciona assim: primeiro a gente absorve, depois adapta e por último evolui. Então é muito importante respeitar a recuperação, respeitar o descanso.
O pior erro do atleta de MTB é ignorar isso, achar que treinar é “torcer o cabo”, fazer força.
Se você tem um volume de treino bem avantajado e começa a encaixar mais intensidade, você vai evoluir, mas vai chegar no teto e não “crescer mais”, uma chance de overtraining muito grande.
Ou seja, você evolui quando faz um treino e um período de recuperação… Evolui a cada ciclo e assim você é capaz de elevar cada vez mais o seu teto fisiológico.
Se a perna tá pesada e não tá respondendo, qual é a mensagem que ela está te dando?
Então fica aqui nossa dica para você: Respeite seu corpo e entenda o limite dele!
Gostou do artigo? Inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivos em seu e-mail e ficar por dentro do mundo do MTB.
Por: Equipe SMTB