Ouvimos muitos atletas de mtb e até mesmo ciclistas de estrada dizerem que o MTB é sofrimento, mas muitas vezes podemos analisar e perceber que estas pessoas não sabem fazer uma distinção sobre “as dores”.
A dor muscular durante o esforço é normal naquele momento de alta intensidade, porém dores articulares (lombar, ombro, punho) geralmente não estão interligadas à "dor do esporte”
Normalmente, as dores articulares estão diretamente ligadas a alguma disfunção e desequilíbrio do corpo, onde muitas vezes se tornam lesões, deixando a pedalada muito mais difícil.
Sofrimento ou sacrifício?
Todo atleta deve entender o que está sentindo/passando no momento em que sente dor e, para isto, ele deve saber que existem dois tipos de dor e propósitos no esporte.
Em primeiro lugar é aquela dor do esforço, que você pensa: não vou aguentar mais e ainda consegue ir adiante. Esta dor é sacrifício, pois existe um propósito por trás dela, seja ele de se superar, completar a prova/treino ou ainda vencer seu adversário.
Em segundo lugar é aquela dor sem propósito, quando você não sabe o que está fazendo ali. Ainda não conseguiu descobrir o seu objetivo naquela atividade.
Como atleta você deve saber que o sofrimento é dor sem propósito e o sacrifício é uma dor com propósito.
O propósito da superação humana é o que move todo biker. Acredito que o mtb é um esporte duro e muita vezes individual. Ele seleciona pessoas como você, que está lendo este texto, e procurando evoluir.
Qual é o seu propósito no MTB?
Saiba responder esta pergunta diariamente e, a partir dessa resposta você vai entender que seu sacrifício faz todo sentido.
Seja ele de acordar cedo para treinar, deixar a família em casa para ir a prova ou ainda trabalhar mais cansado.
Sacrifícios são partes dos desafios que te tornam mais capaz e mais poderoso para ultrapassar seus próprios limites e te torna cada vez mais forte.
Por: Equipe SMTB
Gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas e inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail.
One Reply to “Mountain Bike é Sofrimento?”
Nossa Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!