Pedalar em casa vem se tornando cada vez mais uma ação comum para os ciclistas que focam em seus treino sem diversas formas, afinal os rolos de treinamento não são somente para os ciclistas que competem, mas também por aqueles que necessitam manter a rotina de treinos e por algum motivo não conseguem ir para as ruas treinar.
Guia Rolos de treino
Pedalar sem sair de casa é o sonho de muitos ciclistas nos dias de frio, chuva ou à noite, e até mesmo os rolos de treinamento mais simples proporcionam isso. Nós já mostramos isso aqui anteriormente e você pode conferir mais sobre os rolos de treinamento clicando aqui.
O que é o Zwift?
Como usar o Zwift?
- O que é preciso para usar o Zwift?
- Como instalar o Zwift?
- Como configurar o Zwift?
- Como conectar o Zwift ao Strava?
Setup Básico para pedalar com o Zwift
Para um bom começo e de forma simples são necessários alguns itens e por isso vamos em diferentes níveis montando as configurações que podem ser utilizados com o Zwift e ao mesmo tempo mostrando tudo sobre o simulador.
- Rolo de treino - Qualquer um
- Bicicleta - Qualquer uma
- Celular
- Sensores*
Configuração Intermediária para o Zwift:
Para quem já curte o sistema de simulação que se parece muito com um jogo, ou que pedala com mais intensidade em uma rotina até mesmo planilhada, o uso do Zwift acaba sendo um prato cheio. E não é realizado em sua grande maioria somente nos dias e situações mais adversas, e sim com uma certa regularidade.
- Celular (para se manter conectado na plataforma)*
- Rolo de treino - Qualquer um
- Computador
- Bicicleta
- Sensores
Configuração Top para o Zwift:
A cereja do bolo para utilizar o Zwift é com certeza a mais cara, mas é a voltada para quem tem o foco no uso direto dessa ferramenta para seus treinos. Mesmo virtual, com uma configuração dessas até mesmo profissionais treinam com a similaridade do mundo real com condições favoráveis para competir e não é mentira.
- Bicicleta*
- Rolo interativo ou Smart Bike
- Celular (para uso do aplicativo Zwift Companion)
- TV Smart
- Computador*
Como configurar o Zwift?
Setup montado, é hora de partir para o simulador. Após iniciar o aplicativo, é necessário realizar o login, que em seguida vai para a tela de conexões. Aqui é possível selecionar quais acessórios você está utilizando.
- Ventilador (ou mantenha as janelas abertas - acredite, você vai suar)
- Caramanhola
- Toalha
Na segunda tela, é possível escolher entre dois lugares e em cada um sua rota (1). Aqui tem um alguns detalhes, elas mudam periodicamente, ou seja, uma semana você pode pedalar por Nova Iorque, na outra em Londres ou em locais de competições oficiais, como Cape Epic, Kailua-Kona, Paris-Roubaix e assim por diante e ainda pode optar por Watopia - o mundo virtual do Zwift, que contém vários tipos de rotas.
Ao entrar no simulador, a tela principal oferece algumas informações, mas vamos primeiro configurar seu avatar. No canto inferior esquerdo da tela antes de você rodar, aparece MENU.
Clique nele e vá para a tela de opções. Nela você encontra as mais variadas categorias para ajustar da melhor maneira possível seu perfil do Zwift.
Como pedalar usando o Zwift?
Configurado e personalizado, agora é hora de pedalar. Com interface bem limpa e compreensível, o simulador de ciclismo Zwift conta com a tela bem fácil de ser lida pelos ciclistas.
No canto superior (1) as informações de Watts, cadência e batimentos cardíacos proporciona boa capacidade de manter o controle dos seus treinos. Abaixo disso, os segmentos principais de spint e subidas - os famosos KOM aparecem quando estão próximos, incluindo seus resultados nos últimos 30 dias. O círculo (2) mostra seus power-ups (falaremos mais a seguir).
Conectando o Zwfit com o Strava e o Training Peaks
Apenas as funcionalidades habituais do Zwift já oferecem um bom passatempo para quem pedala. Mas e se você treina firme e quer algo a mais? Tem também. Primeiro, quem curte manter seus treinos planilhados pode conectar os treinos indoor virtuais com o Strava. E isso é feito no site da Zwift. Acesse o site e em seu perfil, sobre o ícone da sua foto, acesse My Profile.
Personalize seus treinos com o Zwift e o Training Peaks
Dicas para pedalar melhor no Zwift
- Burrito: Tira o efeito de vácuo de quem está na sua roda por 10 segundos. Pedalar na roda é moleza, inclusive no Zwift. Usar o power up Burrito faz com que quem está na sua roda sinta os efeitos de arrasto contra o vento como se não estivesse mais na sua roda, dando tempo para você dar uma escapada.
- Fantasma: Torna você invisível aos outros ciclistas por 10 segundos. É ideal para acelerações (evite os números laranjas) até desaparecer e aí sim - martele os pedais por 10 segundos sem ninguém ver.
- Capacete Aero: Aumenta a aerodinâmica por 15 segundos - mais aero, mais rápido. Simples assim. Em uma corrida é muito eficiente para você dar fuga do pelotão.
- Caminhão: Aumenta o efeito de vácuo em 50% por 30 segundos - ideal para usar no plano, onde o arrasto em geral sem estar na roda é muito maior.
- Pena: Reduz seu peso por 15 segundos, ou seja, oferece um auxílio nas aceleradas e é muito bom para ser utilizado nas subidas.