Início » MTB News » Giugiu Morgen sai com uma vitória e grande desempenho no Desafio dos Gigantes

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

0 comentário(s)

19 de agosto de 2020

Gabriel

Petropolitana venceu uma das etapas da competição e fechou com o segundo lugar na classificação geral correndo contra atletas da Elite

Depois de alguns meses de hiato por conta da pandemia da Covid-19, as competições de mountain biking voltaram a acontecer, ainda que de forma mais restrita, com o Desafio dos Gigantes. A competição contou com um seleto grupo de atletas em uma disputa de altíssimo nível, com a presença das maiores estrelas do esporte nacional. 

Antes do evento, todos os envolvidos passaram por exames para detectar a presença do Novo Coronavírus e, durante a prova, tomas as medidas de segurança foram tomadas. 

A prova realizada na cidade mineira de Santana dos Montes, em um bike park fechado, contou com dois dias de competição e duas disputas por dia, totalizando quatro provas. No fim, a pontuação das atletas foi somada para definir os campeões. 

Neste cenário, a jovem petropolitana mostrou toda sua força, garra e técnica. No fim, ela fechou em segundo lugar na classificação geral, sendo superada apenas para Raiza Goulão – atleta olímpica e representante do Brasil nos jogos do Rio de Janeiro. Vale destacar que Giugiu tem apenas 17 anos e sua categoria ainda é a júnior – duas abaixo da elite. 

Disputa contra as melhores do Brasil

Desde o início do isolamento social, a mentalidade de Giuliana Morgen sempre foi a mesma: seguir forte nos treinamentos, já que uma hora ou outras as competições voltariam a acontecer. Porém, mais do que focar na forma física, a atleta aproveitou esse tempo adicional em Petrópolis, sua cidade natal, para evoluir ainda mais no quesito técnica. 

Com uma grande variedade de trilhas e com a ajuda de seu pai Albert Morgen e de Diego Knob, seu companheiro de Sense Factory Racing e especialista em enduro e Downhill (modalidades onde vence quem desce mais rápido) a ciclista tornou-se ainda mais preparada para os trechos técnicos das competições de cross-country, onde o vencedor é o mais rápido em corridas com subidas e descidas. 

Os frutos do treinamento de Giugiu ficaram evidentes já na primeira competição. Na prova batizada UP&DH Eliminator, as atletas encararam uma subida super dura, seguida de uma descida bastante técnica, com obstáculos artificiais, saltos de diversos tamanhos e curvas com parede. Aproveitando-se de sua força e habilidade, ela saiu vencedora desta disputa super explosiva, com apenas 2km de extensão. 

Na prova seguinte, ainda no sábado, o desafio foi bem mais longo. Na corrida chamada MTB Criterium, as atletas disputaram em uma pista de 1.4km durante 20 minutos, mais uma volta. Durante a prova, Giugiu ficou o tempo inteiro entre as três primeiras, com ótimas chances de vitória. 

Porém, ainda na primeira volta da competição, sua bicicleta sofreu um problema mecânico que acabou abaixando a altura do banco – um ajuste fundamental para que a ciclista consiga fazer força e descansar.

Mesmo assim, Giugiu mostrou toda sua garra e, pedalando praticamente o tempo todo sem poder sentar, conseguiu chegar em terceiro lugar – durante a prova, os treinos de técnica mais uma vez se fizeram valer, com ela recuperando o tempo perdido ladeira abaixo.

No pódio, Giugiu deixou escapar sua frustração, mas no fim saiu feliz com seu desempenho neste primeiro dia de competição, depois de tanto tempo longe das pistas.

“Venho treinando bastante e essa prova surgiu de um mês para cá. Vim dando uma boa sequência e fiz um polimento para essa competição. É bom ver que o trabalho durante este período está gerando frutos. Não sei quando voltaremos a competir, então estou aproveitando”, afirmou ela em uma entrevista na noite do sábado. 

Decisão no domingo

O domingo decisivo começou com com Giugiu em segundo lugar na classificação geral. A primeira prova do dia foi uma dura disputa ladeira acima, em uma montanha com 7km de extensão. Superando o cansaço do dia anterior, Giugiu soube controlar suas forças para cruzar a linha em terceiro lugar, mas muito próxima de suas adversárias. 

Com seu segundo lugar na classificação geral em jogo, a atleta partiu para a disputa final com a faca nos dentes. Em uma competição de short-track, ou pista curta, ela acelerou por mais de 20 minutos, liderando em várias ocasiões na defesa de sua colocação. 

sando sua habilidade comprovada nas descidas, curvas, saltos e demais obstáculos, Giugiu viu-se em um intenso embate contra Raiza Goulão, que terminou com as duas disputando palmo-a-palmo o sprint final. 

Com o excelente segundo lugar, Giugiu garantiu um retorno de sucesso para as competições de alto nível, garantindo assim sua segunda colocação na disputa pela classificação geral do Desafio dos Gigantes. 

“Meu bom desempenho técnico ficou mais destacado no short-track,  já que conseguia me recuperar e tirar tempo durante as descidas. Então, com certeza os treinos de enduro foram muito válidos e, aos poucos, estamos colhendo os frutos”, comentou Giugiu.

“Andar na frente com as mulheres da Elite é muito bom. Andar com elas e ainda dar combate foi melhor ainda. Por isso, saio daqui com a sensação de dever cumprido. É um estilo de prova diferente, que as pessoas se interessam, e tivemos bastante disputa. Espero que a partir de agora possamos voltar a competir”, finalizou a jovem Giugiu. 

Depois do Desafio dos Gigantes, o calendário nacional de competições segue em marcha lenta. Por isso, os próximos desafios de Giugiu ainda não foram definidos. 

Para mais informações, acompanhe a Giugiu em seu site oficial ou em suas redes sociais:

Facebook

Instagram

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

Segredos do Mountain Bike · 2020 © Todos os direitos reservados