Início » Alimentação » Gel de Carboidrato – Por quê usar em seus pedais?

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20 de fevereiro de 2020

SMTB

Começou a pedalar mais forte ou treinar com mais frequência e está sentido que falta algo durante seus treinos, seja antes, durante ou após? Saiba que se a alimentação não for realmente adequada nos momentos sobre e longe dos pedais, seu desempenho pode não ser tão alto quanto você espera. Por isso, suplementar em alguns momentos é fundamental e nesse ponto os géis de carboidrato são uma boa ajuda. Nesse post você confere um pouco mais dos motivos para usar eles (ou não):

O que é gel de carboidrato?

Independente da modalidade ou até mesmo esporte, os carbo géis são consumidos pelos atletas, sejam eles amadores ou profissionais. Esses pequenos sachês são compostos formulados especificamente para auxiliar em diferentes pontos ao praticar a atividade esportiva e por isso é fundamental estar ligado na hora da compra também, afinal alguns possuem classificações, como pré, durante ou pós treinos, o que muda tecnicamente o efeito de ajuda que ele pode causar na hora que você mais precisa.
 
Os géis de carboidrato normalmente são formulados para atender as mais diferentes necessidades dos atletas quanto ao valor energético proporcionado por cada uma das marcas ou ações e modelos, já que além de géis existem também barrinhas, waffles e isotônicos.
 
Para pedalar longas distâncias ou por muito tempo, diferentes níveis de ciclistas utilizam os géis, afinal as fontes de energia para esse tipo de exercício são a gordura e os carboidratos, sendo a gordura queimada muito mais lentamente que os carboidratos durante o exercício, mas os carboidratos são armazenados em uma quantidade limitada dentro das células – as vezes como glicogênio para a queima rápida nos músculos ou para uma duração média de 90 minutos na maioria da população que não realiza atividades de alta intensidade.
 
 
 
Em sua grande maioria, os géis de carboidrato são compostos que contém além dos carboidratos outras substâncias que auxiliam na reposição de outros fatores do processo energético do organismo, como sais, açúcares e até mesmo cafeina e outras substâncias estimuladoras para o corpo e/ou cérebro, e tudo voltado para que a absorção desses componentes seja feita de forma rápida pelo organismo, afinal a intenção aqui é repor e manter essa energia tanto para as células quanto para o conjunto restante do corpo.
 
A cada 90 minutos de atividade em nível moderado a intenso no geral é necessário o consumo de 30 à 65 gramas de carboidratos. Na maioria das marcas, cada sachê contém em média 20 gramas de carboidratos, ou seja, seu corpo ainda vai precisar repor mais, mas aqui entra um detalhe fundamental, você não precisa consumir todas essas gramas de uma vez só, até mesmo porque o corpo não consegue absorver tudo de  uma só vez, e se você ingerir tudo isso, é provável que você tenha um grande desconforto estomacal.
 
Por isso além do gel de carboidrato é necessário intercalar outros tipos de alimentações durante seus treinos ou provas, como bebidas, alimentos sólidos dos mais variados tipos – específicos para treinos e provas ou comuns, tudo em quantidades que ajudam a repor as energias sem causar desconfortos para continuar pedalando.
 

Por que usar gel em meus treinos e provas?

De forma mais clara, os géis de carboidratados ajudam a suprir a necessidade de reposição das energias de forma rápida e sem comprometer seu organismo com o processo de digestão de outras fontes de carboidratos, afinal, comer um filé inteiro de peito de frango para repor menos que um sachê de gel é meio complicado não somente para sua digestão enquanto pedala, mas também pela logística do processo (nada agradável carregar muito peso nos bolsos da camisa de ciclismo – principalmente um pedaço grande de frango).
 
Os carbo géis são uma alternativa rápida para a reposição e manutenção dos carboidratos perdidos durante os treinos, onde além dos próprios carboidratos como falamos, ajuda a repor ou adiciona outras substâncias que podem ajudar na fadiga durante os treinos ou na recuperação após estes. Além de tudo isso, são excelentes opções na reposição justamente por oferecerem uma boa quantidade de elementos em um pacote compacto, fácil de ser carregado e consumido durante seus treinos e provas.
 
 

Como escolher o gel para ciclismo?

Observar com cuidado as suas necessidades e principalmente a quantidade de carboidratos é uma excelente opção na hora da escolha dos géis, mas como já falamos é sempre bom ter um cuidado com o consumo excessivo dos géis que podem cair igual uma pedra no estômago com muito desconforto causado pela composição, dificuldade na absorção pelo organismo ou até mesmo pelo sabor. 
 
Depois de comprar também é importante ler as recomendações do fabricante. Várias marcas contam com diferentes composições que são ativadas apenas com o uso de água, ou seja, gel e água atrás para auxiliar na quebra das moléculas e facilitar a digestão. Outras marcas possuem géis isotônicos, que não tem essa necessidade de água, e caso você tome água logo em seguida pode causar aquele famoso peso por hiperidratação.
 
Outro detalhe é que antes de comprar uma caixa fechada de gel de carboidrato é bom fazer um teste com diferentes marcas e sabores, alternando as quantidades consumidas e de acordo com as recomendações de cada fabricante. Assim, em um treino ou prova mais intenso e que tenha maior exigência por parte do seu corpo ou que a sua necessidade seja maior, você não passa nenhum apuro.
 
 
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*O texto foi originalmente extraído do Blog da MX Bikes

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CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

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