Quantas horas de sono um atleta deve ter?

Dormir é muito importante, você agora vai entender que o sono deixou de ser uma ação alternativa, para se tornar necessidade e ainda te ajudar a desenvolver e alcançar aquele pódio que você tanto sonha.

Todos os atletas que levam o esporte a sério, querem bons resultados e estar em um pódio de uma competição, treinam bastante, mas se você parar para pensar o tempo que você passa fora da bike vai perceber que ele é muito maior do que o tempo de treino.

Muitas das vezes o que você está fazendo fora da bicicleta  não só atrapalha no seu desenvolvimento quanto impede que você eleve sua performance no esporte e ainda sim, aumente o risco de ficar doente e ter lesões.

Estudos mostram que pessoas que tem insônia funcional, ou seja, trabalha à noite e não podem dormir de forma desejada, tem uma incidência muito maior de diabetes e eventos cardiovasculares ao longo da vida.

Quantas horas um atleta deve dormir ?

Sete horas de sono, seja talvez o que exatamente todo atleta de MTB precisa dormir para se recuperar.

Para pessoas praticantes exercício, é ideal dormir de 5 há 9 horas. O Sono é essencial para pratica de qualquer esporte, e mais importante ainda é que este sono seja de qualidade e não somente longo.

É necessário que seu sono promova a restauração da energia e dos processos de metabolismo seu corpo, pois quando você treina o organismo fica se desgastando, e somente na hora que você dorme, com qualidade ele se recupera.

Como programar meu sono?

O sono é hormonal, então uma estratégia muito importante é você despertar todos os dias no mesmo horário e está ensinando para o seu ciclo de hormônios que naquele momento é hora de descansar um outro momento é hora de dormir.

Se seu corpo precisa te cobrar para dormir mais tarde sábado e domingo é porque você está pisando na bola com ele.

Existem vários hormônios, mas a adrenalina e o cortisol principalmente ficam muito alteradas quando você maltrata seu sono e dessa mesma forma acontece com os hormônios do stress, eles prejudicam a recuperação do seu corpo.

Não é atoa que quando você dorme 4 horas para baixo, nitidamente seu batimento cardíaco fica mais alto, assim fica claro que ele reage muito mais fácil aos efeitos da adrenalina e cortisol.

Então dormir pouco e ter um sono com baixa qualidade é como se fosse um efeito bônus negativo.

Cuide do seu sono porque a temporada 2018 está só começando, e tenho certeza que se você conseguir dormir da forma correta e ainda conseguir encaixar vários outros hábitos saudáveis, sua saúde e seu desenvolvimento no esporte vai mudar para melhor!

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Por: Equipe SMTB