O melhor exercício para evitar lombalgia

Lombalgia é a famosa dor nas costas que os bikers ou praticantes do esporte sentem quando estão pedalando.

Quando você senta na bike e começa a pedalar, é necessário que se equilibre na bicicleta, e isso parece ser óbvio mas, o que você não imagina é a quantidade de músculos e detalhes que existe neste simples movimento.  

Todo biker precisa usar muito a musculatura do famoso core, que é o músculo que funciona com a frente do abdômen, o dorso, a lateral, diafragma, assoalho pélvico e glúteos.

Os glúteos são muito importantes para os ciclistas porque geram proporção no pedal e estabilização no quadril, uma vez que quando você faz força numa perna, a coluna vai “girar” para um lado ou para o outro, causando a dor.

Pode ser que quando você senta no selim e se inclina para frente, sua coluna pode ficar mais “frouxa” (bamba).

 

Faça antes de pedalar

O exercício mais importante para fortalecer o core e o que tem evidência em funcionar nos ciclistas para evitar dor nas costas é a prancha frontal e lateral.

Você pode começar a fazer com até 30 segundos e depois deve tentar evoluir para 1 minuto. Quem faz prancha frontal por 1 minuto tem muito menos lombalgia na bike.

Com a prática diária desses exercícios, você melhora a estabilidade da sua coluna, core, abdome e musculatura rotadora externa – musculatura lateral do quadril.

Estes podem ser realizados antes do pedal, ou em momento determinado para treinamento fora da bike, como no seu horário de academia, pilates etc.

Lembre-se que o acompanhamento com especialistas como fisioterapeutas, educador físico e demais profissionais da área é extremamente importante para o tratamento correto de dores e lesões.

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