A musculação pode ser um vilão no período de treinamento?

Muitas são as dúvidas sobre musculação e MTB, sabemos que os exercícios de academia são fundamentais para o fortalecimento dos músculos, mas temos que ter cuidado para que ao invés de aliado, ele não se torne o vilão da sua performance.

Nunca realize um treino de força na academia, se no dia seguinte você for realizar um intervalado na bike, assim não conseguirá colocar todo seu esforço na bicicleta e não estará fazendo um treino com qualidade, e aí a musculação será o vilão do seu treino.

No período de treinamento intenso, com intervalos de vo2 e de tolerância ao lactato, você precisa ter o seu corpo totalmente preparado para ele faça as execuções corretamente, por isso não se pode ter aquelas pernas cansadas do treino de musculação realizadas no dia anterior.

Não posso fazer academia, consigo realizar exercícios em casa ?

Sim, exercícios de alongamentos podem ser realizados em casa, antes dos pedais e após a prática de atividades físicas leves.

Os alongamentos devem ser feitos diariamente, pois submetemos nossos músculos à cargas pesadas de treinos e isso limita uma série de movimentos e deixando nosso corpo com uma flexibilidade menor.

A baixa flexibilidade não é um ponto positivo para um atleta de MTB, pois assim como ela a agilidade é uma característica marcante para a prática deste esporte e interfere no seu resultado final, podendo trazer câimbras e lesões musculares.

Mas é bom que um profissional de Educação Física faça uma avaliação e descreva corretamente uma série de exercícios que irão te ajudar a alcançar resultados com segurança.

Sem a orientação adequada, você pode prejudicar a realização do próximo treino na bike, além de aumentar as chances de se lesionar.

O que fazer para o treino da academia não atrapalhar o da bike, e ainda ajudar no seu rendimento?

Deve-se focar em treinos(exercícios) que ajudem no fortalecimento do core (região lombar e região do abdômen) e exercícios que fortalece a parte superior do corpo, como exercícios de peito, fortalecimento de antebraço, de punhos, ombros que são membros muito exigidos no MTB e que não são desenvolvidos na prática isolada do esporte.

Perceba que, se você pratica estes exercícios, após pegar uma subida dura, chegará no topo sem desconfortos musculares na parte lombar, assim os braços e ombros vão sustentar melhor seu peso do corpo nas descidas com muitas pedras e obstáculos. E ainda irá melhorar sua postura do dia-a-dia.

Trabalhar todas as partes do corpo é extremamente importante, inclusive as que são pouco exigidas durante as pedaladas, isso te trará um melhor desempenho na bike e assim você conseguirá elevar sua performance no MTB alcançando o seu objetivo.

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Por: Magno Henrique