1 comentário(s)

04/07/2018

Christian

Sabe em que fatores deve se ligar para evitar a lombalgia?-Parte1

Um dos maiores achados em relatos de ciclistas, tanto do MTB amador ao profissional quanto atletas de ciclismo de estrada, é a lombalgia durante as provas e até mesmo em repouso.
Existem alguns fatores que você precisa atentar-se em cima e fora da bike, são eles:

1- Postura na bike

Flexão de tronco sustentada por longos períodos, principalmente quando o ciclista assume uma postura visando a aspectos aerodinâmicos.
Triathlon, em relação a ciclismo de estrada e MTB, é a modalidade que mais exige em relação a graus de flexão de tronco e pressão na lombar. Esta que produz uma retificação na lordose lombar, aumentando a tensão nos ligamentos.
Basicamente, são 3 mecanismos que podem ser associados a lombalgia. Um deles é que quando as forças musculares são reduzidas na flexão e estruturas como ligamentos e discos intervertebrais são colocadas em maior risco de lesão.
Em segundo lugar, a lombalgia crônica não específica em ciclistas pode resultar em ativação excessiva dos extensores da coluna, resultando em aumento da tensão muscular de toda a coluna lombar.
Em terceiro lugar, a flexão prolongada pode ser um importante fator etiológico para a lombalgia, pois a postura adotada gera acúmulo de microlesões.

2- Influência do quadro e componentes da bicicleta

Ter uma bicicleta com dimensões que se ajustam bem ao ciclista é importante por proporcionar conforto e ajudar a prevenir lesões musculotendíneas.
Uma bicicleta com componentes de dimensões inadequadas, ou mal ajustados, aumentam a chance de desenvolver lesões por esforço repetitivo em ciclistas.
Para manter uma postura adequada é importante que haja uma harmonia entre as três áreas de contato que o ciclista tem com a bicicleta que são elas: as interfaces pelve-selim, mãos-guidão e sapatilha-pedal, a altura do selim, o comprimento do pedivela, o posicionamento do taco na sapatilha e o ajuste ântero-posterior do selim. Todos estes determinam o que pode ser definido como postura relacionada à altura.
O comprimento e angulação da mesa, a altura, comprimento do guidão e o tubo superior efetivo constituem, juntos, o que se denomina de postura relacionada ao comprimento; em outras palavras, faz referência ao alcance atingido pelo ciclista sobre a bicicleta.

3- Bike fit na prevenção de lombalgia

Bicicletas são máquinas movidas pelo corpo humano e, como em um motor de verdade, é preciso que tudo esteja bem ajustado para garantir o melhor desempenho, com mais economia de energia e desgaste minimo.
Para que este ajuste perfeito aconteça, nada é tão eficiente como um bom bike fit – que nada mais é do que um processo que adapta a bicicleta ao corpo do ciclista. É importante sempre conferir se a bicicleta encontra-se devidamente ajustada, pois esta prática complementa a avaliação clínica do ciclista.
Estabelecer um diagnóstico específico e identificar fatores etiológicos são condutas que determinam a escolha do tratamento mais adequado.
Para isso, o procedimento mais indicado é realizar, através de um profissional qualificado, o Bike-fit, pois nele é possível regular toda estrutura da bike em relação à estrutura corporal do atleta.
Compartilhe com seus amigos se você gostou deste artigo! Inscreva-se na nossa lista de e-mails para receber conteúdo exclusivo como esse em primeira mão!

Por: Karolinne Zinato

 

One Reply to “Sabe em que fatores você deve se ligar para evitar a lombalgia?- Parte 1”

Poliana Alves

Excelente!

Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

Segredos do Mountain Bike · 2021 © Todos os direitos reservados

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!