Estratégias para iniciar as provas da Temporada 2019

As primeiras provas de mountain bike já estão acontecendo em alguns estados e prestes a iniciar em outros! Aqui em Minas, o fim de semana já promete emoções na tradicional prova de Onça do Pitangui.

Mesmo no fim de janeiro, muitos bikers ainda estão em período de base, outros, ainda sem engrenar nos treinos, mas boa parte do pelotão está treinando forte em busca de grandes resultados ou em busca de superação.

Sabemos que é impossível “colocar” todo mundo no mesmo ponto, por isso, neste artigo, darei dicas aos atletas menos experientes e que estão estreando nas provas ou na temporada 2019.

Se você está há meses treinando focado para este início de ano, provavelmente ainda não está em sua melhor forma da temporada, ou seja, tirando o melhor dos treinos de máxima intensidade, onde buscamos atingir o VO2 máximo.

Sendo assim, é importante que você, mais do que nunca, respeite os limites do seu corpo e também entenda como poder ajudá-lo a “se virar com o que tem”.

Compreenda que seu corpo ainda não está 100% pronto, e será importante não deixar seu psicológico te “pressionar” sobre aquele seu resultado da última temporada ou algum plano que por ventura não esteja dando certo.

Como me comportar nas provas de início de temporada?

Sabemos que as largadas das provas de mountain bike são parecidas com as chegadas do Tour de France, porém, tentar sustentar máxima intensidade na largada é um erro. Irei explicar os principais motivos.

Se comportar assim é assumir a maior chance de quebrar no meio da prova e talvez nem passar pela linha de chegada pedalando.

Entenda que a performance de um atleta de mountain bike, ou ciclismo de estrada, depende de algumas variáveis. Dentre elas, a tolerância ao ácido láctico, lactato ou H+ (sem entrar em detalhes científicos) é uma das principais.

Treinar o seu corpo e deixá-lo na melhor forma em termos de metabolização das substâncias citadas, é um ponto chave para conseguir “fazer força”do início ao fim, portanto, caso não esteja em grande forma, a melhor maneira de concluir as primeiras provas de MTB é guardando um gás para o fim!

Como fazer?

Além de largar de forma mais conservadora, os atletas de MTB devem focar em tentar se manter em intensidade próximo ao ponto onde a respiração se acelera, mas não descontrola. A dica que sempre gosto de compartilhar é a seguinte:

Se você não consegue falar uma frase curta inteira, provavelmente voccê está próximo do esforço máximo e de entrar na zona de fadiga! Cuidado!

A partir da metade ao final da prova, as adaptações momentâneas irão te permitir colocoar uma intensidade progressiva, correndo menos risco de quebrar.

Se largar de forma mais moderada e aumentar progressivamente o seu esforço, finalizando uma prova em alta intensidade é o melhor jeito para se realizar uma prova de MTB, no início da temporada é vital!

Além disso…

A hidratação é um fator muito importante para que você não “quebre” nas provas, principalmente nas longas.  O clima de verão com sol intenso faz com que nesse período de destreino você perca capacidade de troca de calor.

Se você pensa que só os músculos e coração se adaptam ao esforço, está enganado!

Quando se treina progressivamente o corpo aprende a perder menos suor e inclusive perder menos sódio por quantidade de suor.

Entendeu por que os primeiros desafios do ano são os mais duros?

Mais do que nunca, é importante se hidratar e lembrar que em provas com mais três horas deve-se repor o sódio, além da hidratação e do carboidrato, para que assim você esteja preparado para cruzar a linha de chegada pedalando.

 

Respeite seu corpo e vamos #PraCima!

Se você gostou desse conteúdo aproveite compartilhar com os amigos que precisam evoluir nas provas de MTB!

Eu compartilho meu conhecimento com você e você com o mundo!

 

Por: Equipe SMTB