Como respirar corretamente?

Você sabia que o aquecimento e umidificação do ar são feitos pelas vias áreas superiores, em especial pela respiração nasal?

A respiração nasal é super importante para que você possa aquecer o ar antes que ele chegue aos pulmões. Isso ajuda, inclusive, pessoas que têm vias respiratórias mais reativas (tiveram ou têm alguma doença respiratória, como: Asma, “chieira” etc).

Além da importância do aquecimento do ar via respiração nasal, também existe a função de limpeza do ar, que acontece através do cílios do aparelho respiratório. Ou seja, respirando pelo nariz, você leva aos pulmões ar menos poluído.

 

RESPIRAR PELO NARIZ OU PELA BOCA?

Pelo nariz. A respiração nasal é extremamente importante e traz muitos benefícios ao atleta, porém, a partir de determinado nível de esforço, o volume corrente de ar que o atleta precisa para ventilar o pulmão é tão grande que se torna praticamente impossível ventilar somente com a respiração nasal.  

Todo atleta deve treinar sua respiração, conscientizar seu sistema respiratório para que nos momentos de maior intensidade seu corpo esteja preparado e você não precise ficar pensando se respirou ou está respirando de maneira correta.

 

#DicaBônus: O pedal de baixa intensidade serve para você aprimorar suas técnicas, inclusive a respiratória.

Durante o pedal, aproveite uma subida longa para aumentar a intensidade, assim, comece a ritmar sua respiração de acordo com sua pedalada (a cada 1/2 girada). Se você conseguir coordenar, esse ritmo vai te ajudar a acertar as zonas de esforços.

Aproveite sempre os treinos mais leves para colocar consciência na sua respiração, tente encher/expandir mais o pulmão e trabalhar a musculatura do diafragma.

O foco é sempre evitar aquela respiração superficial, estilo “de cachorrinho” – curta e rápida!

 

Se você gostou deste artigo, inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Por: Equipe SMTB

Gostou do artigo? Inscreva-se abaixo para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail!