0 comentário(s)

09/03/2018

Christian

O sono é um dos segredos dos atletas de MTB, podendo ser considerado uma “ferramenta” para elevar a performance no esporte. Existem muitos bikers que ainda não fazem ideia da real importância do descanso e como ele pode ser um diferencial na performance do atleta.
Há muitos anos sabemos, pela medicina, que o sono é um processo ativo. É por meio dele que nossos cérebros não desligam.
Quando dormimos, nosso cérebro realiza diversos processos ativos com base em estímulos físicos, neurológicos e psicológicos que foram provocados durante o dia.
Já durante a noite, nossos cérebros e corpos reparam danos musculares causados pelo treinamento. São chamados de microlesões musculares.
É um processo de suma importância onde o sono repara o corpo, para que nossos músculos sejam regenerados e fiquem mais poderosos.

E alimentação, pode ajudar ou atrapalhar o sono?

A alimentação é também um fator que pode prejudicar o sono. Alimentar-se de forma pesada antes de dormir prejudica a reparação correta do corpo.
Quando fazemos isso, nosso corpo e nosso cérebro gastam energia durante a noite em vez de descansarem. É preciso de repouso para que nosso cérebro possa reparar a memória, porém neste caso, todo o fluxo metabólico será voltado à digestão.

O uso de eletrônicos antes de dormir pode atrapalhar seu sono?

Eletrônicos são “vilões disfarçados”. Quando utilizamos muito o computador ou celular/smartphone, a luz das telas de LED inibem a produção de melatonina, que é um hormônio que faz o seu cérebro desligar, ou seja, o uso destes eletrônicos antes de dormir não deixará seu corpo se regenerar de maneira correta.
O sono pode ser regular ou irregular. É muito importante que nosso ciclo circadiano, que é o nosso relógio biológico, esteja sempre bem regulado marcando as horas com precisão.
Tal ciclo também atua com base hormonal , então é necessário que nós, praticantes de MTB, tenhamos horário para dormir e acordar, e que seja aproximadamente o mesmo horário para todos os dias.
Devemos tomar muito cuidado. Não podemos nos alimentar de forma pesada, perder noites de sono e ficar horas em telas antes de dormir. Talvez sejam estes os fatores responsáveis pela diferença de 3% à 5% que temos para alcançarmos nossos adversários.
Não brinque com o seu sono!
Se você gostou, compartilhe esse conteúdo com seus amigos!

Por: Equipe SMTB

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

Segredos do Mountain Bike · 2021 © Todos os direitos reservados

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!