Como escolher o sistema de hidratação para pedalar?
Já dado o primeiro passo em relação ao nosso assunto, é fácil perceber que a ideia aqui será de indicar da melhor maneira possível os passos para a escolha entre um acessório e outro para sua hidratação, por quê o passo aqui é se manter hidratado - o que é muito importante para seus treinos, passeios e até mesmo provas, afinal, pedalar sem hidratação além de inviável é arriscado em diversos sentidos. Por isso, é fundamental observar alguns pontos, vamos à eles:
- Definir distância e tempo de pedal
- Verificar o percurso a ser realizado e os pontos de possíveis reabastecimentos
- Suas preferências/condição física
Distância x intensidade x tempo
Simples de compreender, essa relação é uma das que mais tem valor na hora de você pontuar a viabilidade entre escolher uma mochila de hidratação e uma caramanhola de ciclismo. Saber por quanto tempo você vai pedalar ou distância a ser percorrida já é um bom começo para entender quanto aproximadamente de água você irá consumir. Mas essa previsão nem sempre dará certo se você não considerar a intensidade de ritmo que você fizer.
Analise o trajeto a ser realizado e onde reabastecer
Sair sem rumo em cima da bicicleta pode até parecer legal para dar uma boa relaxada depois de uma semana ou dia longo no trabalho. Mas além da questão da segurança, não saber se você vai encontrar pelo caminho algum lugar para reabastecer sua caramanhola ou mochila de hidratação é um verdadeiro tiro no escuro. Afinal, desidratar é péssimo (só quem já passou por isso sabe) e não ter condições de pedalar longe de casa e sem água é ainda pior.
Avalie suas preferências
Existe algum problema em cobrir distâncias menores com mochilas de hidratação? Fazer 100, 200 quilômetros na base da caramanhola? Claro que não. Mas é bom avaliar sempre que fora os prós das grandes voltas ou competições, não temos carros de apoio com caramanholas com água geladinha, muito menos pontos de apoio pelo caminho para reabastecer. Ciclista amador vai na raça e na coragem mesmo, parando em posto de gasolina, batendo nas casas, pegando água em riacho se for o caso. Mas são situações que podem ser evitadas.
One Reply to “Caramanhola ou Mochila de Hidratação? Qual utilizar em seus pedais?”
Ótima dica, no meu caso já me habituei a usar a mochila de hidratação e as vezes conforme a distância levo caramanhola com isotônico também, portanto nunca tive problemas com hidratação