Início » Dicas Gerais » Chega de Desculpas – 6 dicas que você precisa saber para pedalar no frio

PARCEIRO/CONTEÚDO EXCLUSIVO

Banner Premium para Anunciantes/Ocasiões Especiais

Banner premium destinado a anunciantes/ocasiões especiais.

Recomendável utilizar formato simples e responsivo.

Posicionado em todas as páginas do site.

0 comentário(s)

26 de junho de 2020

SMTB

Chega nessa época do ano e mesmo nosso país tendo um clima privilegiado, sempre é mais difícil e até mesmo um pouco preocupante pedalar no frio. Mas com essas estratégias e dicas, você não terá mais desculpas para abandonar a bicicleta no inverno.

 

1 – A diferença de temperatura da sua casa até onde você treina

O primeiro ponto a tomar ciência é se há diferença de temperatura do local da sua residência até o local do seu treino. Em muitos lugares onde se pedala, a temperatura é inferior a da sua residência. Então, ficar atento a esse detalhe é muito importante para o restante das estratégias, pois o treinamento de endurance aumenta a incidência de infecção respiratória e não queremos vacilar neste quesito. Na minha cidade, o treino de estrada é em torno de quatro graus mais frios, já nas trilhas, a temperatura muda pouco da minha casa. 

 

2 – Cobrir as articulações

Ao pedalar em temperaturas abaixo de 10ºC é essencial aquecer as articulações. Portanto usar pernitos para proteger os joelhos, manguitos para os cotovelos e, principalmente, luvas de dedos longos, pois assim você terá as articulações cobertas. A escolha entre estes e calças e blusas de manga comprida é o quanto a temperatura sobe ao longo do treino. #DicaBônus 

 

3 – Proteja os Pés 

Não é uma prática adotada por todos, mas embalar a sapatilha com plástico filme ou colocar jornal dentro da meia é uma boa estratégia para pedalar no frio. Eu adquiri uma meia térmica que só uso nos invernos e recomendo a estratégia, pois ela não acaba. 

E falando em jornal…  colocá-lo dentro da camisa, protegendo o peito, ajuda bastante a manter o tórax aquecido, principalmente nos treinos muito longos e nos úmidos. 

 

4 – Usar protetor solar

Um grande erro é achar que no inverno ou em dias frios o protetor solar é dispensável, pois por mais que o sol não esteja daquela forma bem característica de dias quentes do Brasil, a incidência de raios ultravioletas continua ativa. Além disso, o protetor solar hidrata a pele para que não haja queimaduras de frio também.

 

5 – Usar bandana tubular no pescoço

A bandana tubular multiuso é um acessório muito comum no guarda-roupa dos ciclistas e, na hora de pedalar no frio, ela é essencial para proteger o pescoço. Também dá para usá-la como máscara, pois ao respirar o ar quente que a bandana no pescoço te proporciona, poderá evitar resfriados ao reduzir o resfriamento da sua vía aérea. Aqui está um acessório que sou muito fã! Minha saúde respiratória melhorou demais quando adotei a proteção nos treinos frios.

 

6 – Fazer um bom aquecimento

No processo do aquecimento, ativamos a circulação sanguínea, a sua articulação produz mais líquido e o músculo fica mais “macio”, preparado para o exercício, porém no frio esse processo é mais lento, logo faça de 20 a 30 minutos de aquecimento, usando um ritmo progressivo.

 

Dica bônus:

 

Vale lembrar que as roupas de ciclismo são feitas para o seu corpo perder calor, principalmente as fabricadas no Brasil, sendo assim, ao chegar do treino, busque logo retirar as roupas, tomar o banho e se aquecer novamente, pois rapidamente essa roupa fará você gelar e isso aumenta a chance de se resfriar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a galera do pedal para não terem mais desculpas de não pedalar no frio.

Insira o seu endereço de email abaixo para receber conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO do nosso blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Últimas Publicações
Redes Sociais
Categorias

CHRISTIAN DRUMOND

Cardiologista, Pós graduado em Medicina do Esporte, Coach, Ciclista “Old School”, Apaixonado por MTB, e Fundador do Segredos do Mountain Bike.

Segredos do Mountain Bike · 2019 © Todos os direitos reservados